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domingo, 13 de outubro de 2013

Vasa, navio de guerra sueco que afundou após percorrer 1 milha, em 1628!

O Vasa é o único navio de guerra do século XVII existente no mundo. Com 95% do casco original do barco preservado é um tesouro artístico único e uma das maiores atrações turísticas do mundo. Afundou no dia do lançamento ao mar, após percorrer apenas 1 milha náutica (menos de 2 km). Graças às condições especiais das águas do Báltico, foi recuperado mais de 330 anos depois, praticamente intacto! Uma preciosidade que vale a pena conhecer!
Vasa Museum - Vasa Museet 

O navio encontra-se exposto num museu especialmente edificado para o albergar, em Estocolmo (clicar).
No interior do museu são apresentadas nove exposições relacionadas com o navio, uma loja com ampla gama de artigos e um restaurante de luxo. O filme sobre o Vasa é apresentado em dezesseis línguas.

1. ENORME PARA O SEU TEMPO: O navio foi mandado construir por Gustavo Adolfo II, rei da Suécia, e demorou dois anos a ser terminado. Possuía três mastros e podia suportar dez velas, media 52 metros da cabeça do mastro à quilha e 69 metros da proa à popa e pesava 1200 toneladas. Depois de terminado tornou-se num mais poderosos até então construído. Sob a supervisão do armador holandês Henrik Hybertsson, que contou com a ajuda de carpinteiros, marceneiros, escultores, pintores, vidraceiros, veleiros, ferreiros e muitos outros artesãos. Ao todo trabalharam no Vasa mais de 400 pessoas.


2. NAUFRÁGIO DO VASA: A 10 de Agosto de 1628, um potente navio de guerra deixava o porto de Estocolmo. Era o recentemente construído Vasa, cujo nome se deve à dinastia sueca reinante. À medida que o imponente navio se deslocava lentamente na direção da entrada do porto, houve uma rajada de vento. O Vasa inclinou-se, mas voltou a endireitar-se. Uma segunda rajada de vento fez com que o barco se inclinasse completamente para um dos lados. A água infiltrou-se através das canhoneiras abertas e o Vasa afundou-se, levando com ele para as profundezas do mar, pelo menos 50 dos 150 tripulantes. Só passados 333 anos é que o Vasa voltou a ver a luz do dia.



3. O QUE LEVOU À CONSTRUÇÃO DO VASA?: O Vasa era suposto ser um dos maiores navios da Marinha sueca. Possuía 64 canhões, a maioria de 24 libras (disparavam balas que pesavam 24 libras ou mais de 11 kg). A Suécia possuía cerca de vinte navios de guerra, mas nenhum deles transportava tantos canhões e tão pesados como os do Vasa. Teria provavelmente navegado para a Polónia, que durante anos foi o inimigo número um da Suécia.




4. O QUE CORREU MAL?: No século XVII utilizavam tabelas de dimensões consideradas eficazes, mas os projetos de construção do Vasa foram alterados depois de começarem as obras. O rei pretendia que a bordo fosse instalado um número de canhões superior ao normal e os construtores viram a sua situação complicar-se. O navio foi construído com uma superestrutura superior, com dois conveses fechados para canhões. No fundo do navio foram colocadas inúmeras pedras enormes que serviam como lastro para o manter estável na água. Mas o Vasa estava demasiado desequilibrado e as 120 toneladas de lastro não eram suficientes.



5. VASA A MÁQUINA DO TEMPO: Quando o Vasa se afundou, o tempo parece ter parado. O que foi recuperado em 1961 foi uma peça em bom estado de conservação do século XVII. Cada um dos inúmeros objetos recuperados tem uma história para contar. Entre eles, encontram-se esqueletos dos membros da tripulação, bem como os seus pertences e o equipamento do navio.
No meio da lama e do lodo, no fundo do Vasa, os autores do achado encontraram as seis velas que não tinham sido desfraldadas quando o navio naufragou. São as velas mais antigas do mundo a terem sido recuperadas e, antes do trabalho de conservação, encontravam-se num estado de fragilidade extrema. As investigações sobre os achados continuam ainda. No museu, encontram-se em exposição vários objetos exclusivos, dando a conhecer vivências de outras eras e dos respectivos povos.

6. O AUTOR DO ACHADO: Anders Franzén, um investigador independente, iniciou as buscas do Vasa no início dos anos cinquenta. O verme xilófago, Teredo navalis, devorador de cascos de madeira em águas salgadas, não tem hipótese de sobrevivência nas águas salobras do Mar Báltico. Anders Franzén apercebeu-se da importância desse fato para os navios afundados no Báltico e em 1956 redescobriu o Vasa.

Na loja encontramos todo tipo de 'souvenir' incluindo enfeites de Natal
7. APÓS A RECUPERAÇÃO DO VASA: Após vários anos de preparação, o Vasa voltou novamente à superfície em 24 de Abril de 1961. Era agora necessário preservá-lo. Destroços naufragados durante tanto tempo tinham de ser submetidos a um tratamento especial, caso contrário, existia o risco de a madeira fender e desfazer-se em pedaços com o passar do tempo.
Inicialmente, o Vasa foi salpicado com água, enquanto os peritos tentavam descobrir um método de conservação apropriado. O conservante escolhido foi o polietileno glicol (PEG), um produto maleável solúvel na água que penetra lentamente na madeira, substituindo a água. A vaporização com PEG continuou durante vários anos.

8. QUAL O ESTADO ATUAL DO VASA? : A conservação e manutenção do Vasa constituem uma tarefa ininterrupta. A sua conservação depende essencialmente de um clima estável. Enquanto os destroços estiveram submersos, as cavilhas de ferro desfizeram-se com a ferrugem, escurecendo as tábuas de carvalho. No final, apenas estava preso por cavilhas de madeira. Os poluentes existentes na água formaram grandes quantidades de enxofre, que foi penetrando na madeira. Atualmente, o enxofre reage com o oxigênio transformando-se em ácido sulfúrico, que é nocivo para a madeira, mas inofensivo para os visitantes do museu. As investigações para a conservação a longo prazo do Vasa continuam.


9. AS ESCULTURAS: Juntamente com o Vasa, foram recuperados mais de 14 000 objetos de madeira soltos, incluindo 700 esculturas. Estas foram preservadas individualmente e recolocadas nos lugares de origem, no navio. Os navios de guerra do século XVII não eram simples engenhos de guerra, eram autênticos palácios flutuantes.
A foto ao lado (clicando nas fotos podemos observar melhor os detalhes) é uma grande maquete em escala que apresenta todas as cores originas das esculturas e adornos do navio. Por trás da maquete vê-se o original.

No face:  https://www.facebook.com/Vasamuseet
Na net: http://www.vasamuseet.se/en/


Vale a pena conhecer este museu 'vivo', perfeitamente conservado, incrível para quem repousou mais de 330 anos no fundo do Mar Báltico (clicar) e que graças a uma conjugação de fatores (salinidade diferenciada, micro organismos ajudando a conservar a madeira, tecnologia desenvolvida para sua recuperação e a determinação de uma equipe) mostra hoje o esplendor da construção naval e ao mesmo tempo a obsessiva ideia de um Rei que exigiu muito mais do que os conhecimentos da época permitiam. Fantástico Vasa!  Flávio A. Portalet Jr. 

30 comentários:

  1. Ena Flavio, visitamos o museu em 2012 e foi bué da fixe! Recomendo. Muito boa exposição dos factos!
    Em tempo, já pensava que o Flavio havia desistido do Blog

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    1. Obrigado António! Também gostei muito do Vasa!
      Não ... não desisti do Blog! :)

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  2. Mi novio y yo visitamos el museo y realmente es maravilloso.

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    1. Que bom, Esperanza, que tu e teu namorado gostaram. Realmente é muito interessante! Obrigado!

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  3. Flávio, quanto tempo! Pensei que tinhas desistido de escrever. Não faça mais isto kakakaka
    Acredita que fui a Stockholm e não fui ao Vasa? droga! Adorei o post e me mordi de raiva kakakaka

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    1. Obrigado Carla! Haverá outras oportunidades para visitares o museu. Enquanto isto, tens aqui uns subsídios para espiar o que não vistes :)
      Não desisti de escrever, realmente diminuíram os post's, vou melhorar.

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  4. Muito bom esse post, Comandante Flávio! :D

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  5. Uma verdadeira "obra de arte flutuante"...mesmo que por 1 milha! Perdeu o Rei na época; ganhamos nós com esta "história restaurada." Post fantástico! :)

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    1. Obrigado, Helena. O Rei perdeu mesmo, gastou até o que não tinha, exagerou na "decoração" kkkk
      Nós, depois de 333 anos, ganhamos uma preciosidade!

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  6. Tás vivo é? Ena! Gostei do post Flávio brasuca! ,)

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  7. História trágica com desfecho lindo. Adorei as cores, Flávio.
    Mais de um mes sem novas postagens, aproveitei para ler outros que você havia colocado.

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    1. Sim, cores muito vivas. A maquete (basta clicar na foto para aumentar) apresenta as cores genuínas, da época.
      Simmm, andei ausente! Obrigado por comentares, Carioca!

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  8. Flávio, eu é que já ia afundando na seca do Blog. Adorei a história, as cores e tudo mais. Há comemoração para a volta do Vasa e do Blog? A Cátia quer ir, beijo da Cátia.

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    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é impossível não rir, boa Cátia! Espirituosa! Para o Vasa certamente houve e há comemorações, para o Blog a comemoração é voltar a responder para vocês.. obrigado!

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  9. Que maravilha! Há tanta coisa linda para se ver neste mundo! Beijo!

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  10. Bah, adorei! Como vi que muitos já falaram, não vou dizer nada do mes de férias, Flávio.
    Um post cheio de informação interessante. Grande, maior que os habituais. Parabéns.

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    1. kkkkkkkk, obrigado Tatiana, pelo "mes de férias" e muito obrigado por comentares, é sempre importante!

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  11. Muito interessante! Estava sentindo falta de uma novidade na Caravana. Obrigada!

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  12. Adorei, depois de um bom tempo sem posts. Super colorido o original. História interessante. Parabéns.

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  13. História interessante, não conhecia nada a respeito deste navio. Como há coisas por descobrir neste mundo.

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  14. The Vasa story is very interesting. I love it! It is near where I live.

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  15. Boas postagens. As fotos bem escolhidas. As mesmas são da internet ou do Flávio? Cumprimentos, Carlos.

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    1. Bem vindo Carlos! Obrigado, tentamos escrever artigos de interesse geral. As imagens são quase todas minhas. Os infográficos e montagens são da internet como se pode ver neles mesmos. Agradeço a participação.

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