Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Google desenvolve uma lente de contato com câmera que poderá ajudar cegos e pessoas com diabetes!













Após o desenvolvimento dos óculos high-tech Google Glass (clicar para ver post sobre os óculos) a Google pretende desenvolver uma lente de contato com a capacidade de tirar fotografias quando piscamos os olhos e de ajudar os cegos a atravessarem ruas.

Para quem não gosta do estilo do Google Glass vai haver uma alternativa, uma lente que irá desempenhar as funcionalidades do mesmo.

A Google tem uma patente pendente para estas lentes de contato com uma micro câmera fotográfica controlada por sensores na superfície da lente que reagem ao movimento de piscar os olhos, que irá permitir tirar fotos sem usar as mãos e ajudar os cegos a andar sem ter problemas com os obstáculos do dia-a-dia.
Embora ainda em fase de estudo, ou seja, antes mesmo de entrar em desenvolvimento, esta patente iria combinar as funcionalidades do Google Glass com o projeto de lentes de contato inteligentes desenvolvido para ajudar as pessoas com diabetes. Este último é um projeto está atualmente em desenvolvimento pela equipe Google-X o objetivo é medir nível de glucose através das lágrimas do utilizador e notificar o utilizador se o nível está altoAs lentes ajudarão pessoas com dificuldades visuais, por exemplo, podem ver se a rua para onde a pessoa dirige-se está com movimento ou se é seguro passar enviando um sinal áudio para o smartphone da pessoa informando da situação.

Os sensores não vão cobrir a pupila por isso mesmo mexendo os olhos a lente irá se mover com eles não prejudicando o campo visual do utilizador.
Esta patente foi submetida no final de 2012, mas apenas foi revelada quando o Google Glass começou a ser vendidos ao público - mesmo que tenha sido apenas por um dia.
Achei fantástico e quis dividir de imediato com os que leem nosso Blog. Agradeço ao meu filho Rodrigo, que tratou de diversas reportagens que saíram ontem e hoje em sites americanos, facilitando muito a montagem deste post. Abraço, Flávio A. Portalet Jr.