Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O fabuloso mundo da Khan Academy, o futuro do ensino!?

                                  


Anos atrás já se falava muito do projeto do americano Salman Khan, que surgiu, como todas as mais iluminadas ideias, em um caso fortuito, familiar. Em 2004 Salman, então corretor na bolsa, morava em Boston EUA e visitava constantemente a família que vivia em New Orleans. Sua sobrinha pedia ajuda para completar as tarefas da escola e Salman fazia-o. Os mais novos da família se interessaram e como Salman vivia distante teve a iniciativa de postar os vídeos on line, já em finais de 2006. Rapidamente outros estudantes começaram a utilizar os vídeos e não eram só as crianças. Este relato foi o que “Sal”, como é chamado, levou até a plateia das famosas “Conferências TED” (TED: Technology, Entertainment, Design) uma Fundação privada sem fins lucrativos onde discursam personagens como Clinton, Bill Gates e outros expoentes de nosso tempo, sobretudo nos EUA, Europa e Ásia mas que já teve sua passagem pelo Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador… - e Portugal, em Lisboa.    
Os primeiros patrocínios vieram do Google e depois da Bill Gates Foundation. Gates foi logo dizendo: “Morro de inveja dele, não consigo ensinar meus filhos como ele faz”. Há muito para ler e ver pela internet sobre o projeto. Fica aqui a porta aberta para quem quiser conhecer e para os que já conhecem voltar a ter contato. Segundo o próprio, “o mais importante é que os vídeos podem ser vistos por quem quiser e em qualquer lugar a qualquer hora”. 
Para que se tenha uma perspectiva real, a Revista Visão (Portugal) cita o caso de uma escola pública de Vila Nova de Gaia, norte do país, que tem quadros interativos nas salas e os professores utilizam diariamente conteúdos diretamente da internet – incluindo os vídeos da Khan Academy – a fim de complementar o ensino de seus educandos.      
No Brasil a
Fundação Lemann (uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann), apadrinha o site em português da “Khan Academy”… visitem-no!
Os tempos dirão quão o mundo do ensino vai mudar. Os números já são superlativos tanto de acesso ao site quanto de interessados. Feliz de nós que assistimos a tantas mudanças em tantas áreas em tão pouco tempo.
Ficam dois vídeos como exemplo, um deles já em portuguesGrande abraço, divirtam-se e deem a conhecer… Flávio A. Portalet Jr.
Fontes: Internet, Visão, O Globo, Fundação Lemann, Khan Academy, Ensino Básico (Portugal).
Visitem os sitesKhan Academy ; Conferências TED ; Fundação LemannCanal da Khan Academy no You TubeEnsino Básico em Portugal

2 comentários:

  1. SUPER interessante este teu post. É sempre bom revisitar essas páginas. Valeu! :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Ivete! Tuas observações são sempre bem vindas e oportunas. Obrigado por este "retorno fulgurante", espalhando comentários por todos os cantos da casa!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!