Páginas

domingo, 7 de julho de 2013

Quarto Incêndio destrói parte do Mercado Público de Porto Alegre

Eu não teria habilidade literária para traduzir o quão triste ficamos (escrevo no plural porque não existe portoalegrense nem gaúcho que não goste muito do Mercado Público) com o quarto incêndio do majestoso e ao mesmo templo popular mercado de Porto Alegre. Sigo o caminho do jornalista da Zero Hora, David Coimbra, e faço eco de suas palavras. Ele, de forma sucinta e clara, traduziu boa parte do que senti no começo da madrugada de hoje - aqui na Europa - quando via as tristes imagens do nosso mercado pegando fogo. É de ressaltar, mais uma vez a incúria e irresponsabilidade das autoridades que sabiam que o "Plano de Prevenção contra incêndios" está vencido há SEIS ANOS... agora todos correm e querem se mostrar preocupados. Gentalha irresponsável e corrupta, certamente estavam "negociando o melhor plano" com uma empresa que lhes enchesse os bolsos. Isto dá nojo. Perdoem-me as palavras mas é isto que sinto. Fiquem com a pequena crônica do David Coimbra. Flávio A. Portalet Jr.

David Coimbra: "Chorei quando vi o Mercado Público morrendo" (ver em Zero Hora)

“Chorei.
Porque com o Mercado não morreu só um pedaço da cidade. Morreu um amigo. O Mercado é o centro de Porto Alegre. O centro geográfico e o centro emocional. O Mercado está no coração da cidade e está no coração de cada portoalegrense.
Sou portoalegrense. Quando tinha a idade que meu filho tem hoje, cinco anos, meu avô me levava pela mão para nos deliciarmos com a bomba de creme e a salada de frutas com sorvete da Banca 40. Depois, meu avô percorria as bancas e comprava fumo em rolo para seu cigarrinho de palha e um gibi para mim.
Aos 17 anos eu trabalhava no Centro e, nos fins de tarde, encontrava a minha irmã na Padaria Pão de Açúcar antes de pegarmos o ônibus Linha 20 na Praça XV. Minha irmã engordou sete quilos com aquele cachorro-quente diário da Pão de Açúcar.
No Mercado varei tardes de sábado fazendo rancho na Banca do Holandês, no Mercado eu ouvia as histórias do Antônio enquanto bebia um chope e provava um filé de peixe à escabeche no Gambrinus, no Mercado trinchei os bolinhos de bacalhau inigualáveis do Naval.
Quanto tinha que mostrar o melhor de Porto Alegre para algum visitante, sempre, sempre, sempre o levava ao Mercado.
E agora o Mercado morreu.
Morreu.
Mas há de renascer. Como uma Dresden bombardeada pelos Aliados na II Guerra, como uma Kobe devastada pelo terremoto de 1995, como uma Blumenau destruída pelas enchentes de 1983, o Mercado Público há de ser reconstruído pelos portoalegrenses. Tem de ser reconstruído pelos portoalegrenses. Porque o Mercado é o nosso coração, e não se pode viver sem coração.”

6 comentários:

  1. Bah, chorei um monte. Legal a homenagem Flávio. Viva o nosso mercado! beijos com lágrimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vistes, o jornalista também chorou. É triste ver um prédio emblemático pegando fogo... mas vai ser recuperado!

      Excluir
  2. Teu sentimento em relação ao triste acontecimento com o "nosso mercado público" é o de todos nós como tu, Gaúchos...Nosso Mercado, de cheiros(todos), sabores inigualáveis ontem chorava...e mais uma vez a decepção em saber que o Plano de prevenção contra incêndio estava vencido (informação que vejo agora contigo), pois até ontem à noite nada comentavam sobre...
    Torcemos todos pra que nosso "gigante", que já sobreviveu a famosa "enchente de 1941" e a outros incêndios se reerga mais uma vez porque sem ele perdemos história, referência e o prazer da sua GRANDE companhia!!!! Obrigada pelo post, apesar da tristeza que tivestes em escrevê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, 13.07.2013, sabemos que a área queimada foi de uns 20%. O Mercado voltará melhor ainda!

      Excluir
  3. Flávio, que notícia triste. Não conheço Porto Alegre, mas tenho muitos parentes que vivem lá, e, inclusive, meus pais são gaúchos. Sacanagem... quem sabe possam mesmo reconstruir o Mercado!

    E mais uma vez, obrigada pelos elogios lá no blog, fico sempre tão feliz pois é muito gentil em suas palavras. E acho que posso acreditar.

    Abraços, e, qualquer boa notícia relativa ao Mercado, avise-nos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Paty! Obrigado!
      Faço os elogios porque gosto da maneira que escreves e recomendo teu Blog seguidamente.
      O Mercado vai se reerguer! Bjs

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!