BMW i3
Já roda nas ruas de Portugal o último lançamento da marca Bávara!
O BMW i3 com motor 100% elétrico, embora haja uma versão com um pequeno motos à gasolina como "suporte" para extensão da autonomia. Segundo os testes que já li o carro convence tanto na cidade quanto na estrada. Tem 170 CV de potência para seus 4 lugares. Aqui em Portugal custa 38.250,00 Euros na versão 100% elétrico e cerca de 43.250,00 Euros na opção com um pequeno motor à gasolina que duplica sua autonomia. As reclamações de quem já o experimentou (pode-se marcar um test drive gratuito na concessionária mais próxima através do TEST DRIVE i3 ) dão conta da falta de espaço para os dois passageiros dos bancos de trás e das pequenas dimensões do porta malas. A meu ver, quem compra um carro destes não está pensando em grandes viagens .. ao menos por enquanto! Recebeu apenas 4 das 5 estrelas dos testes Euro NCAP (clicar para ver o site do European New Car Assessment Programme, fundado em 1997 e atualmente financiado pela União Européia) o que indica que precisa ser melhorado. Perdeu a última estrela devido à parte frontal do capô ter revelado má proteção, a base e as partes laterais do vidro frontal podem causar problemas graves a quem for atropelado o que retirou de imediato a 5ª estrela.
O design é interessante e ajuda a transmitir os conceitos pretendidos pela marca. Não é uma evolução de outro modelo mas sim uma concepção exclusiva para "ser elétrico".
Como referem a maioria dos testes, "é difícil esconder um elefante na sala", por isso as baterias, de íons de lítio, foram colocadas no piso do veículo, por baixo dos ocupantes. Elas garantes uma autonomia 100% elétrica de cerca de 145 km, gastando em média 16,7 kWh para percorrer 100 km o que em Portugal equivale a algo em torno dos 1,80 Euros para estes 100 km (com a tarifa de luz mais baixa, reduz para 1,47 Euros/100 km). A gestão da energia está ligada ao sistema de navegação que fica conectado, na Europa, aos servidores da BMW, permitindo recorrer a informações cloud para calcular o melhor trajeto passando pelos transportes públicos, autonomia do veículo e os pontos de recarga mais próximos, significando que o carro pode funcionar como complemento dos transportes de massa. O mesmo sistema ativa um modo de menor consumo se prevê que a autonomia pode não ser suficiente para chegar ao destino. Já está disponível para Android e iOS uma App que permite acesso remoto ao i3, mostrando a eficiência de cada viagem e dá dicas para optimização da condução o que acaba por ser uma espécie de "jogo onde tentámos bater recordes de eficácia.
Não vou alongar-me em considerações técnicas algo que as revistas da especialidade fazem muito melhor.
Ficam os dados gerais, de maior interesse inicialmente: Potência de 170cv; Binário 250Nm; 0-100km 7,2 s; Garantia da bateria de 8 anos; Carga completa em 220v residencial: 8 horas, em rede industrial, 3 horas.
Certamente é para quem procura um segundo carro com custos energéticos bem menores. Tem um consumo 50% menor que um carro a diesel equivalente (Europa) e a manutenção será 20% mais barata, segundo a BMW.
Design esportivo, prazer de conduzir, tecnologia dentro e fora do carro mostram que o i3 tem os atributos para ser um referencial para os elétricos citadinos. Vamos lá! Vou ver se me inscrevo para o test drive... depois conto o que achei do 'gajo'.
Para verem o vídeo, cliquem no NOME do mesmo "The all-eletric BMW i3 Official Video" que abre em uma janela maior, completa, do You Tube. Cliquem nas imagens para vê-las no tamanho original.
Grande abraço e um 2014 muito feliz. Agradeço a troca de opiniões que fazem do Blog importante em meu enriquecimento. Hoje passamos das 315.000 visualizações o que para um espaço amador, sem publicidade, é interessante e assinalável com um MUITO OBRIGADO!
Não vou alongar-me em considerações técnicas algo que as revistas da especialidade fazem muito melhor.
Ficam os dados gerais, de maior interesse inicialmente: Potência de 170cv; Binário 250Nm; 0-100km 7,2 s; Garantia da bateria de 8 anos; Carga completa em 220v residencial: 8 horas, em rede industrial, 3 horas.
Certamente é para quem procura um segundo carro com custos energéticos bem menores. Tem um consumo 50% menor que um carro a diesel equivalente (Europa) e a manutenção será 20% mais barata, segundo a BMW.
Design esportivo, prazer de conduzir, tecnologia dentro e fora do carro mostram que o i3 tem os atributos para ser um referencial para os elétricos citadinos. Vamos lá! Vou ver se me inscrevo para o test drive... depois conto o que achei do 'gajo'.
Para verem o vídeo, cliquem no NOME do mesmo "The all-eletric BMW i3 Official Video" que abre em uma janela maior, completa, do You Tube. Cliquem nas imagens para vê-las no tamanho original.
Grande abraço e um 2014 muito feliz. Agradeço a troca de opiniões que fazem do Blog importante em meu enriquecimento. Hoje passamos das 315.000 visualizações o que para um espaço amador, sem publicidade, é interessante e assinalável com um MUITO OBRIGADO!
Ena pá, ganda máquina!
ResponderExcluirPois é António, ao que parece, temos um bom carro em perspectiva! :)
ExcluirVou conduzir um em test. Muito bom o post, feliz 2014
ResponderExcluirObrigado Carlos! Depois de conduzi-lo, poderias escrever com seu feedback :)
ExcluirFeliz 2014 para você!
Mega autonomia, design compacto, ecologicamente correto e lindo! Quero um pra euuu!!! O post ficou ótimo. PARABÉNS por tantas e tantas vizualizações até agora, são só o comecinho! Mereces! :) :)
ResponderExcluirMuito obrigado Helena! Achei o carro legal mas como tudo, pode ser melhorado. Vamos ver quando chegar a concorrência à altura, de outras marcas de nome! :D
ExcluirAqui no Rio faria sucesso, infelizmente não nas minhas mãos. Parabéns e feliz 2014 Flávio.
ResponderExcluirUm feliz 2014 para ti, Carioca! Obrigado por comentares!
ExcluirAcho que já vi este carro aqui em Londres. Assusta porque não faz barulho, pode? Feliz 2014 Flávio, aqui um pouco frio e chuviscos. Boa entrada de ano e parabéns pelo blog. Beijo
ResponderExcluirPois é Carla, o motor elétrico praticamente não faz barulho na rua. Já li que as marcas têm dispositivos de som que emitirá um pequeno ruído semelhante a um motor convencional... talvez até os carros elétricos estarem em maior número nas ruas. Feliz 2014 e obrigado!
ExcluirAi, que lindinho, foi feito para mim. Quero um em 2014 rsrsrsrs. Parabéns pelo Blog, Flávio e um feliz ano novo, beijos
ResponderExcluirObrigado Janice! Feliz 2014 para ti! :)
ExcluirBelo carro, oxalá venha para o Brasil daqui há décadas e o povo vai fazer gato para roubar energia. Bom 2014! keke
ResponderExcluirOxalá, António, os carros elétricos cheguem ao Brasil em poucos anos, assim como a mudança de mentalidade com relação aos "gatos" .. obrigado!
ExcluirEu queria um destes para mim. Quando vem para o Brasil?
ResponderExcluirFlávio, você está postando pouco. Escreve mais, a Cátia gosta muito. Obrigada! Beijo do Rio de Janeiro!
Que lindinho. mas ainda parece que precisam evoluir não é? Achei a autonomia pequena mas não entendo nada disto rsrsrs. Adoro estas novidades do blog, parabéns e obrigada. bj
ResponderExcluir