Mapa da cidade por regiões - clique para aumentar, veja todas as fotos. |
Com mão-de-obra qualificada no setor logístico, a cidade destaca-se por sua infraestrutura: aeroporto internacional e um moderno porto marítimo.
A cidade foi fundada em 27 de Outubro de 1275. As últimas décadas do século XIX são chamadas de Segundo Século de Ouro de Amesterdão, porque, entre outros, construíram-se novos museus, uma estação de trem e o Concertgebouw, que é o teatro musical da cidade.
Na cidade encontram-se muitos museus de
fama internacional, citarei alguns (todos são links, clicando acederá à página oficial) como o Rijksmuseum,
o museu de arte moderna Stedelijk Museum, o Museu Casa de Rembrandt e Museu van Gogh que possui a maior coleção de pinturas
de Van Gogh no mundo.
A Casa de Anne Frank é um destino
turístico muito popular, bem como o Hortus Botanicus um dos mais antigos jardins botânicos do mundo, com antigas e raras
espécies, entre as quais está a planta de café da qual saiu o ramo que serviu como
base das plantações na América
Central e América do Sul (o ramo foi presente de Luís XIV da França e foi levado a colônia de Martinica em 1714, onde frutificou).
Em Amsterdam encontra-se a conhecida
fábrica de cerveja Heineken, que também tem seu museu HeinekenExperience (é preciso confirmar a idade para entrar no site... nem tudo é liberado na Holanda). O clube desportivo AFC
Ajax tem como sede e estádio o Amsterdam Arena. Também a prestigiosa
sala de concertos Concertgebouw é sede da igualmente famosa orquestra sinfônica, a Orquestra Real
de Concertgebouw, que deu seu primeiro concerto em 3 de novembro de 1888.
Uma data bem interessante para visitar a cidade
é o Dia da Rainha ou Koninginnedag a 30
de abril. Neste dia os habitantes da cidade vendem nas ruas todo tipo de
coisas, principalmente objetos de casa que já não utilizam. A cidade
transforma-se em mercado e numa verdadeira festa e as ruas ficam abarrotadas de
gente vestida da cor da casa real, o laranja.
O espírito liberal que ela herdou da Idade do Ouro justifica o fato de nela existirem
alguns cafés, os chamados Coffeeshops, onde é autorizado o consumo de drogas leves (maconha e haxixe) e de existir uma indústria do sexo legalizada.
No "Red Light District" (ou Bairro da Luz Vermelha) as ruelas
estão lotadas de sexshops, bares onde decorrem espetáculos eróticos, cinemas eróticos e até um
museu do sexo. A prostituição é legalizada nas zonas designadas para ela.
Amsterdam é famosa pela
enorme quantidade de bicicletas e é o
centro mundial delas. Quase todas as ruas principais têm vias para ciclistas, e
pode-se deixá-las em qualquer lugar. Existe cerca de
700 000 ciclistas (750.000 habitantes) 60% dos movimentos pendulares
no centro da cidade são efetuados usando bicicleta e 38% na generalidade da
cidade.
Algumas dicas que considero interessantes para conhecer melhor a cidade
. Como a maior parte das cidades europeias, a melhor época para visitar é na primavera (março/maio). No verão (junho/agosto) há mais sol mas muitos turistas.
. É uma cidade para ANDAR! A pé ou de bicicleta, tudo é perto. Esqueça trens, ônibus, táxis etc ... ANDE, é espetacular e planejando o dia jamais sentir-se-á cansado.
. O aeroporto de Schiphol fica cerca de 13 km do centro. Há ônibus rápido e barato com lugar para acomodar muitas malas e que deixam bem na região central ou seja, perto de tudo. Vale a pena, são confortáveis e seguros.
. Também pode ir de trem, até a Centraal Station mas fica mais distante dos principais pontos da cidade, embora nada seja muito longe.
. Leve um Guia turístico pequeno. As grandes marcas possuem guias com o "Top 10, 15, 20" das atrações das principais cidades. Trazem mapa resistente e todas as informações que realmente vais utilizar.
. Com qualquer smartphone, INSTALE uma ou duas versões de mapas/guias GRATUITOS ( iPhone, Android, WinPhone) Recomendo dois que utilizo para as principais cidades europeias: Amsterdam Offline City Map e o Amsterdam City Guide Trip Advisor ambos bastante completos e intuitivos. Devem ser utilizados com o celular em "modo avião" (off line) para não termos surpresas desagradáveis na conta telefônica. Funcionam perfeitamente com o GPS do smartphone. Há centenas de indicações de passeios, fotos, horários. Não te perderás nunca com eles e a medida que vais caminhando eles indicam a localização exata no mapa.
. Uma excelente localização para ficar é na região da praça Leidseplein (clicar). Estarás próximo de tudo.
. Observe o mapa da primeira foto. A cidade é dividida em 4 zonas distintas: Central Amsterdam, The West, The East e Museum District. Organize seus passeios a pé ou de bicicleta escolhendo o que deseja visitar em cada um deles. Regule as atrações com o tempo que vai ficar na cidade. Em um dia, consegues visitar com tranquilidade TUDO que existe de mais interessante em cada um dos distritos (4 dias para tudo).
Vamos ao que interessa, o que ver e visitar, distrito por distrito (possível para 4 dias completos). Priorize as visitas pelo clima, havendo sol, vamos para os passeios externos.
1. The WEST, zona Ocidental:
Casa de Anne Frank - Clicar para ver |
Visita obrigatória, a Casa Anne Frank recebe mais de meio milhão de visitantes/ano. Comprar ingresso pelo site, imprime em casa e apresenta na entrada diferenciada.
"Algum dia essa guerra terrível vai terminar. Chegará a hora em que seremos gente de novo e não somente judeus!" (Diário de Anne Frank, 11 de abril de 1944).
Prinsengracht |
O belíssimo Prinsengracht (Canal do Príncipe) é um dos três canais do Grachtengordel - Anel de Canais. Belas mansões, armazéns restaurados, casas barcos cheias de flores. Tem cerca de 4,5 km de extensão com 2 m de profundidade.
Clicar na foto, a vista é linda |
Westerkerk é a mais bela das igrejas edificadas no século XVII. A vista lá de cima é soberba, vale a pena subir os muitos degraus. É dos poucos locais onde se tem uma panorâmica de toda cidade. Dê preferência aos horários próximos ao por do sol pois as fotos ficam muito mais vivas.
O Museu das Tulipas pequeno mas muito bonito. Conta a história desta flor que virou símbolo da Holanda, desde sua origem na Ásia Central. Fica a escassos metros das outras atrações.
Mais algumas atrações nesta região, todas elas estão relativamente próximas sendo de fácil acesso a pé:
1. JORDAAN é um bairro boêmio e popular, repleto de pequenos canais. Ruas estreitas, cafés e restaurantes de boa qualidade e preço justo. É para andar a pé pelo bairro, vale cada rua!
2. KEIZERSGRACHT é o canal do Imperador, construído em 1612, completa o "Anel de Canais".
3. NOORDERMARKT Junto à Igreja Noorderkerk, aos domingos tem uma feira de roupas - Lapjesmarkt - e aos sábados um mercado de produtos orgânicos - Boerenmarkt -.
4. DREAMLOUNGE uma das muitas lojas especializadas em cogumelos mágicos. Tem gabinete de tatuagens.
5. DE FIETSENMAKER é uma das melhores lojas de bicicletas da cidade.
6. LA SAVONNERIE Muitos produtos para banho. Maravilhosos sabonetes feitos à mão onde podes gravar teu nome.
7. DE WITTE TANDENWINKEL aqui encontramos tudo o que se pode imaginar para nossos dentes!
2. Central Amsterdam, zona Centro:
Bloemenmarkt é o Mercado das Flores da cidade. A variedade de flores é enorme mas centra-se evidentemente nas tulipas de todas as variedades existentes. Há tulipas de madeira, muito bonitas.
Koninklijk Paleis é o Palácio Real (clicar no link) de linhas sóbrias e uma decoração luxuriante. Destaque com a fachada principal, o Tribunal, a Câmara Municipal e a vista da Dam. Nieuwe Kerk (clicar) tem uma história turbulenta. Seu órgão com 5.000 tubos é dos melhores da Holanda. ===============>
Rosse Buurt - Red Light District famoso distrito com algumas ruas e canais da zona centro. A prostituição é legal e livre dentro das famosas vitrines. A polícia permite algumas excentricidades como o porte de até 5g de drogas leves. Não é aconselhável fotografar por isso a qualidade destas imagens é baixa.
Mais algumas atrações nesta região, todas elas estão relativamente próximas sendo de fácil acesso a pé:
1. SINGEL é um canal muito interessante, com algumas das vistas mais bonitas de Amsterdam. Até o final do século XVI demarcava o limite da cidade. Veja a casa com o nº 7... a mais estreita da cidade, pouco mais do que a largura da porta! Construída assim para diminuir os impostos de propriedade.
2. CHINATOWN Veja o Fo Guang Shan He Hua, considerado o maior templo budista da Europa.
Ainda em Chinatown, visite as inúmeras lojas de artigos típicos, alguns de muito bom gosto. Muitos restaurantes e a agitação de uma comunidade de cerca de 7 mil chineses, que vivem na cidade.
3. CENTRAAL STATION a estação central de trens, de estilo neorrenascentista.
4. MADAME TUSSAUDS de Amsterdam. É caro, vá se houver tempo e disponibilidade.
5. NATIONAAL MONUMENT é um obelisco em mármore com 23 metros de altura em homenagem aos soldados mortos na 2ª Guerra Mundial. No dia 4 de Maio a Rainha deposita flores aqui.
6. SINT-NICOLAASKERK é a mais importante igreja católica da cidade (1888).
3. Museum District, zona dos Museus:
Na famosa praça "Leidseplein" encontramos muitas atrações até madrugada adentro. Aqui ao lado o Hotel Eden, com seu famoso Café Americain (art déco). Esta praça tem um pouco de tudo e muita animação com artistas de rua, bares, restaurantes. Aqui também está o 'Stadsschouwburg' (Teatro Municipal do século XIX). Desta praça partem/chegam os ônibus que seguem até o aeroporto Schiphol.
Aqui encontramos diversas atrações incontornáveis da cidade. Na foto, tirada na Praça "Museumplein" vê-se o famoso "Van Gogh Museum" à esquerda e o museu mais importante da Holanda, o belíssimo "Rijksmuseum" que abriu em 2013 após obras de restauro, à direita. Tanto em um quanto em outro há uma infindável coleção de obras fantásticas. Como todos os grandes museus do mundo, há fichas com as consideradas mais importantes. Não deixe de pegar estes guias, disponíveis gratuitamente, incluindo em português.
Rijksmuseum
Não deixe de ver: 'A ronda Noturna' (1642); 'A Noiva Judia' (1665), ambos de Rembrandt.
'A Leiteira' (1658); 'A Carta' (1670), ambos de Vermeer. 'Casas de Boneca', século XVII, uma coleção muito interessante, copiam casas dos canais da cidade. 'Porcelana Delft', peças fantásticas do século XVI. Este mapa do Rijksmuseum é imprescindível.. pegue um no começo da visita!
<======= Não deixe de pegar o seu! ============>
Van Gogh Museum dispensa comentários, reúne o mais vasto acervo da obra e da vida trágica do artista. Procure chegar cedo (09:30 para entrar às 10:00) ou vai-se deparar com enormes filas. Compre o ingresso em bancas especiais, FORA DO MUSEU (ali pertinho há algumas, por exemplo, na "Coster Diamonds" - depois de visitar a exposição e loja) e vai poder entrar em uma fila especial, para portadores deste ingresso. Paga cerca de 0,50 € por isto mas vale a pena!
Pequenas curiosidades: Van Gogh vendeu somente 1 quadro em toda vida. Por outro lado, a obra "Retrato de Dr. Gauchet" atingiu o valor de 56 milhões de Euros! (clique nos links para abrir páginas com + informação)
A arquitetura moderna do museu é outra obra a admirar. Amplos espaços repletos de luz e com vistas fascinantes tanto para a parte interna quanto para a Praça 'Museumplein' que o circunda! Não vou colocar aqui fotos das obras que podem ser fotografadas (exceto algumas, com indicação em contrário). Vou tentar colocar em uma única imagem, as quatro obras de maior destaque das muitas e muitas centenas que poderão apreciar!
Estas quatro obras são consideradas obrigatórias entre as dezenas de igual relevância. Da esquerda para a direita: Os comedores de Batatas, 1885 - Quarto em Arles, 1888; Vaso com Girassóis, 1888 - Campo de Trigo com Corvos, 1890. Esta última, pintada em suas últimas semanas de vida. Na verdade o pintor suicida-se após concluir esta obra. Clicando nos nomes dos quadros, poderá ver informação suplementar sobre estas belas obras!
Vondelpark é o parque da cidade. Já foi um pântano, cobre cerca de 48 hectares e foi inaugurado em 1865. Recebe este nome depois que lá colocaram uma estátua de Joost van den Vondel, dramaturgo holandês. Fantástico em todos os aspectos, da natureza exuberante à polêmica instalada com a decisão da prefeitura, em 2008, de permitir aos visitantes 'fazerem sexo ao ar livre', desde que respeitadas regras pré estabelecidas mas com a polícia afirmando que não vai tolerar tais atitudes pois é seu dever impedi-las, nestas condições. Entretanto, nada tira o brilhantismo deste enorme espaço de laser e passeio. Na verdade ele vem indicado como uma das principais atrações da cidade. Aconselho a todos que o visitarem que não o façam "nestes moldes".
Passeio coletivo de crianças :) |
Mais algumas atrações nesta região, todas elas estão relativamente próximas sendo de fácil acesso a pé:
1. STEDELIJIK Museum Um dos mais importantes museus de arte contemporânea do mundo! Com obras de Henri Matisse, Kazimir Malevich, Piet Mondrian, Paul Klee, Vasily Kardinsky, Edward Keinholz, entre muitos outros. Vistando o restaurante verá uma interessante pintura na parede, obra de Karen Appel (1956). Visite o site, clicando em Stedelijik Museum
2. CONCERTGEBOUW uma espetacular sala de concertos, considerada como tendo uma das três melhores acústicas do mundo (junto com o Symphony Hall, em Boston e o Musikverein em Viena). Compre os ingressos pelo site senão fica sem poder assistir: Concertgebouw
Clique nas fotos! ========>
3. HEINEKEN EXPERIENCE veja aqui uma apresentação interativa sobre a história desta famosa cerveja, no prédio da antiga cervejaria original. Entre no site, escolha o país e coloque a data de nascimento... e veja tudo que existe no mundo desta afamada cerveja! Clica em Heineken Experience
4. COSTER DIAMONDS é um seleto atelier de tratamento de diamantes, que podemos visitar e assistir algumas fases, ao vivo, da lapidação dos diamantes. Amsterdam é das capitais mundiais desta pedra! Vale a visita, pela experiência interessante. Umas fotos...
4. COSTER DIAMONDS é um seleto atelier de tratamento de diamantes, que podemos visitar e assistir algumas fases, ao vivo, da lapidação dos diamantes. Amsterdam é das capitais mundiais desta pedra! Vale a visita, pela experiência interessante. Umas fotos...
Havendo tempo, visite também (clicar nos nomes para ver os sites):
Melkweg o nome deriva do local, uma antiga "leitaria" e significa 'Via Láctea'. É um complexo multimédia, autêntico santuário da cultura alternativa. No site podes ver as exposições e shows disponíveis.
Paradiso a melhor sala de espetáculos ao vivo da cidade, acolhe rock, reggae, pop, em uma linda igreja antiga, convertida em sala de espetáculos!
4. The EAST, zona Oriental: Mais afastada dos turistas esta região residencial guarda belas atrações em um cenário de canais e docas. Como em toda a cidade, caminhe por ela!
Joods Historisch Museum exposição dedicada ao judaísmo e a história dos judeus em Amsterdam. A mostra sobre o holocausto é impressionante. No link que coloquei há como ver a famosa "Sinagoga portuguesa", a mais bela da Holanda e escapou à destruição da IIª Guerra Mundial.
Magere Brug é uma tradicional ponte levadiça de duas folhas e é um dos "ex-libris" da cidade. Das cerca de 1200 pontes, ela é a mais famosa, erguida sobre o rio Amstel, que dá nome à cidade. Em 1929 a prefeitura ponderou demoli-la e causou um enorme tumulto na cidade. Os habitantes votaram em massa pela recuperação da antiga ponte. Pode passar por ela quando fizer um dos passeios de barco pelos canais (obrigatório). Passam por debaixo da mesma, cerca de 63.000 embarcações por ano.
Museum Het Rembrandthuis é a casa onde viveu Rembrandt, entre 1636/1658. Em 1911 foi convertida em museu, conservando suas características. Aqui viveu até ser forçado a sair, já em 1660, dois anos depois dela ter sido vendida, bem como seus bens. O pintor faleceu 9 anos depois, na miséria.
Museum Willet-Holthuysen um museu que transpira elegância por fora e por dentro da graciosa mansão, preservada, luxuosamente decorada e mobiliada, com um deslumbrante jardim - um raríssimo luxo em Amsterdam -
Nederlands Scheepvaartmuseum Aqui encontra quase tudo sobre a gloriosa história marítima da Holanda. Com uma coleção de navios, alguns em tamanho natural, como a réplica do cargueiro do século XVIII que naufragou no Canal da Mancha em 1749, durante a viagem inaugural.
Não esqueça de ampliar o mapa que está no começo do post, que está dividido exatamente nas regiões apresentadas nele. Amsterdam é a cidade dos canais, da tolerância e do bem viver. Aproveite intensamente esta cidade. Caminhe muito. É sem dúvida alguma a melhor forma de a conhecer. Há inúmeras atrações fora da cidade, uma delas já retratada aqui, no post (clicar): Tulipas, símbolo da Holanda; Keukenhof, jardim do mundo
O post ficou bastante extenso mas servirá com certeza para quem se interessar pela cidade dos canais, das tulipas, dos diamantes, da tolerância, da Red Zone Light, .. enfim, da belíssima Amsterdam! As fotos são minhas, exceto a do interior do templo budista. Flávio A. Portalet Jr.
Melkweg o nome deriva do local, uma antiga "leitaria" e significa 'Via Láctea'. É um complexo multimédia, autêntico santuário da cultura alternativa. No site podes ver as exposições e shows disponíveis.
Paradiso a melhor sala de espetáculos ao vivo da cidade, acolhe rock, reggae, pop, em uma linda igreja antiga, convertida em sala de espetáculos!
4. The EAST, zona Oriental: Mais afastada dos turistas esta região residencial guarda belas atrações em um cenário de canais e docas. Como em toda a cidade, caminhe por ela!
Joods Historisch Museum exposição dedicada ao judaísmo e a história dos judeus em Amsterdam. A mostra sobre o holocausto é impressionante. No link que coloquei há como ver a famosa "Sinagoga portuguesa", a mais bela da Holanda e escapou à destruição da IIª Guerra Mundial.
Magere Brug é uma tradicional ponte levadiça de duas folhas e é um dos "ex-libris" da cidade. Das cerca de 1200 pontes, ela é a mais famosa, erguida sobre o rio Amstel, que dá nome à cidade. Em 1929 a prefeitura ponderou demoli-la e causou um enorme tumulto na cidade. Os habitantes votaram em massa pela recuperação da antiga ponte. Pode passar por ela quando fizer um dos passeios de barco pelos canais (obrigatório). Passam por debaixo da mesma, cerca de 63.000 embarcações por ano.
Museum Het Rembrandthuis é a casa onde viveu Rembrandt, entre 1636/1658. Em 1911 foi convertida em museu, conservando suas características. Aqui viveu até ser forçado a sair, já em 1660, dois anos depois dela ter sido vendida, bem como seus bens. O pintor faleceu 9 anos depois, na miséria.
Museum Willet-Holthuysen um museu que transpira elegância por fora e por dentro da graciosa mansão, preservada, luxuosamente decorada e mobiliada, com um deslumbrante jardim - um raríssimo luxo em Amsterdam -
Nederlands Scheepvaartmuseum Aqui encontra quase tudo sobre a gloriosa história marítima da Holanda. Com uma coleção de navios, alguns em tamanho natural, como a réplica do cargueiro do século XVIII que naufragou no Canal da Mancha em 1749, durante a viagem inaugural.
Não esqueça de ampliar o mapa que está no começo do post, que está dividido exatamente nas regiões apresentadas nele. Amsterdam é a cidade dos canais, da tolerância e do bem viver. Aproveite intensamente esta cidade. Caminhe muito. É sem dúvida alguma a melhor forma de a conhecer. Há inúmeras atrações fora da cidade, uma delas já retratada aqui, no post (clicar): Tulipas, símbolo da Holanda; Keukenhof, jardim do mundo
Melhor meio de transporte! |
Aproveite e ande a pé! |
Um espetaculo de guia, ficou o post! Completo e acessivel! Tudo ali...e so o pessoal fazer as malas e boa viagem! (Y) :)
ResponderExcluirMuito obrigado, Helena! :D
ExcluirSupercompleto, Flávio. Fiquei louca para ir até lá! Obrigada!
ResponderExcluirAgradeço, Cláudia! Sempre dá vontade de conhecer lugares diferentes!
ExcluirUma maravilha, preciso voltar lá depois de ler tudo isto. Ja faz uns 9 anos que fui. Lindo post.
ResponderExcluirÉ sempre hora de retornara lugares interessantes. Obrigado, Carla!
ExcluirAmei!
ResponderExcluirObrigado, Tatiana!
ExcluirAdorei a matéria vivo na Holanda a dois anos amo esse lugar,vivo aqui e em Portugal tbm mais sou apaixonada por Portugal :)
ResponderExcluirObrigado por comentares, Sâmera Nágella! Fico feliz que gostastes do post.. quem vive há tanto tempo conhece muito mais do que eu conseguiria postar :) . Obrigado pelo feedback!
ExcluirLido e compreendido!
ResponderExcluirGrato Flavio. Muito bacana.
Abração!
Obrigado, Carlos! Espero que sirva como um "guia inicial" para escolherem as melhores atrações da fantástica Amsterdam! Boa viagem! :)
ExcluirAgradeço imensamente a empresa "Portalet Assessoria Turística e Cultural" pelas preciosas informações.
ResponderExcluirJá comecei a mentalizar: Ommmmmmm Amsterdammmmmmmm. Como se diz por aqui, já é "meio caminho andado". A outra metade farei por via aérea. :) :)
Ivete, tu me matas de rir! Adorei as observações! Obrigado, querida! Beijo.
ExcluirAmei saber tudo sobre Amsterdam! Que lugar fantástico. Quero ir! Obrigada e beijo da Cátia!
ResponderExcluirObrigado, Cátia!
ExcluirI love Amsterdam!
ResponderExcluirAmsterdam is a fantastic city, Astrid! Tks!
ExcluirCidade muito interessante. Quero ir!
ResponderExcluirTambém acho, Maria José! Fazes bem em querer ir até lá!
ExcluirFlavius, por cá diz-se Amesterdão :D
ResponderExcluirPois é.., diz-se diz-se! :P
Excluirsimplesmente fantástico!!! super bem explicado, enxuto, perfeito! Vou pra Amsterdam em abril/15 e foi o melhor post que li sobre lá:)) Vou rever minhas prioridades.
ResponderExcluirMuito obrigado, Ká! Gosto muito de Amsterdam, é uma cidade fantástica. Vais aproveitar muito!
ExcluirAgradeço mais uma vez o comentário. :)
Gostei 😍
ResponderExcluirJá havia visto no Fantástico uma matéria sobre , mas a sua estar rica em detalhes. ..perfeito! !!
Muito obrigado, Kelly! :D
Excluir