Páginas

sábado, 25 de outubro de 2014

É necessário trocar a cada quatro anos, o bandido que nos governa - Every four years, we replace the thief who governs us - Nous devons changer tous les quatre ans, le bandit qui nous gouverne (Montesquieu)

Essa concepção de Três Poderes que temos hoje é gerada a partir do século XVII com o iluminista Montesquieu, em 1748, que a elaborada de maneira mais clara e definitiva. 
Todo estado tido como democrático ou não absolutista tem em sua estruturação a identificação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (uma autêntica Torre de Babel, atualmente). Pode-se dizer que é um regime onde o poder é limitado e equilibrado pelo poder, ou seja, como o próprio Montesquieu cita em 'O Espírito das Leis': 
só o poder freia o poder”. 
A alternância de poderes é a única solução para a manutenção do equilíbrio. Por isso, a grosso modo, diz-se que “é necessário trocar, a cada quatro anos, o bandido que nos governa”.

É praxe de longa data os governos mentirem para o povo. Não se tem notícia de governos que não mintam mas quando mentem o tempo todo, acabam por mentir para si mesmo e, pior do que isto, acabam por acreditar piamente nas mentiras que proferiram. E muito boa gente toma aquilo como verdade. Em suma, é o que se passa no Brasil. Este governo mente descaradamente como nunca se viu desde a chegada da frota de Cabral. Caberia um ‘plágio’ aos lindos versos de  Fernando Pessoa:

“O poeta político é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor verdade
A dor mentira que deveras sente produz.”

CUIDADO com o que ouviu estes dias. o vídeo que escolhi para ilustrar o que digo é revelador. Tem somente um minuto. Assista.

Parece que os eleitores acham mais fácil “acreditar nas mentiras” do que compreender o que está acontecendo de verdade!
Ou como apregoa o poeta russo Ievgeni Ievtushenko, “quando a verdade é substituída pelo silêncio, este torna-se mentira”.

O momento político é importantíssimo e ao mesmo tempo triste. Em verdade não vejo no partido de Aécio Neves nenhum salvador da Pátria. Muito menos vejo no PT de Dilma Rousseff condições para continuar DESgovernando o país. Estamos entre a espada e a parede e é preciso decidir! Acredito que este caso é exatamente aquele onde se encaixa melhor a teoria do sábio Montesquieu: é necessário trocar, a cada quatro anos, o bandido que nos governa”.

Minha escolha recai sobre o melhor entre os que se apresentam: Aécio Neves! Para interromper este ciclo de desmandos e a confusão instalada. No debate de ontem à noite, a atual presidente estava “mais perdida que cusco em tiroteio” (clicar no link se não compreende a expressão gauchesca). Um horror. 
De qualquer forma, venha quem vier, segunda feira o Brasil continua sendo o Brasil um povo unido e multicultural há séculos e que agora, alguns ordinários querem fazer crer que estão geográfica e culturalmente divididos. Seja quem for eleito deve estar em apertada observação de todos nós durante os próximos quatro anos. Que venha a urna, estou pronto: 45
Flávio A. Portalet Jr.

7 comentários:

  1. Nós merecemos um governo decente. Qualquer outro governante será melhor que esse que temos hoje, submerso em corrupção. E o vencedor - tomara que NÃO seja o PT! - terá que lidar com um Brasil dividido. Fico torcendo para que a Polícia Federal e o Ministério Público investiguem tudo e todos. <3 Vamos lá, meu Brasil <3

    ResponderExcluir
  2. Ah...só para constar...um adendo ao comentário que fiz acima: O vídeo é pesado no recado a dar...mas verdadeiro e ilustra os "ditados Luso e Brasileiro que citei.

    ResponderExcluir
  3. Diz-se no Brasil.."Nem tudo que reluz é ouro" ou como diz-se em Portugal..."Não há bela sem senão" ;)
    Enfim, todos os políticos em campanha prometem mundos e fundos e após eleitos, mostram a "cara"...da corrupção, mentira, negociatas. Como bem falamos, não penso que Aécio é "o cara", nem de longe...apenas e claramente NÃO votarei num governo de 12 anos que afundou o povo com a podridão da corrução descarada e ilimitada, onde um STJ (comprado) por seus membros na maioria serem indicados pelo governo do PT e que deu no que deu o mensalão...muitos "cumprindo pena" no seu lar, doce lar...
    Não tenho (infelizmente) a ilusão de que Aécio seja "a bala que matou o Kennedy" (roubei a expressão ;) ) mas apenas quero a alternância de governo, mesmo que seja a alternância de roubo, falcatruas e o que virá com o "poder"...mas daí eu amanhã dia 26 chancelar meu voto a continuidade do que já me foi esfregado na cara nestes últimos 12 anos...
    Existem programas do PT que merecem todo o reconhecimento, sim, existem. Ciências sem Fronteiras, que possibilitou ao Cristhiam ir estudar na N.Z...Fome Zero, onde milhões de brasileiros na miséria tem o que comer. Agora os Bolsa isto, bolsa aquilo, bolsa presidiário(este em particular pra mim é o fim do resto).Dão o peixe, mas não ensinam a pescar... SE ouvesse realmente uma politica para os "menos favorecidos" ela deveria ser a política do emprego, da diminuição dos impostos( em quantidade e valores). Povo empregado, produzindo, não precisa de "esmolas" ...a não ser pra um governo que depois cobre na base da "lei da troca". Escrevi um Blog paralelo aqui :P mas o que desejo é mais uma vez SORTE ao povo brasileiro, a esta Pátria amada, idolatrada porém tão surrupiada :( SALVE, SALVE! :D

    ResponderExcluir
  4. Ops, caros leitores...cometi um lapso e quase tive um colapso ao revisar agora o que escrevi acima: Houvesse é com H!
    Pronto, corrigido. :P

    ResponderExcluir
  5. Nunca uma eleição trouxe tanto medo, Flávio. Muito estranho isto. Insistem em dividir o país. Fica na Europa mas vem visitar o Brasil. Beijo da Cátia

    ResponderExcluir
  6. Que pena que o Brasil ficou dividido. Aqui na Inglaterra venceu o Aécio.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, não foi possível trocarmos de governantes. Triste.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!