Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Dia das Mães (Portugal) com "Flo Rida - Whistle" (Assobiar)

         

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio. Na grande maioria dos países do mundo é comemorado no ‘segundo domingo de Maio’, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá, Uruguai, Chile, Alemanha, Grécia, Dinamarca, Suíça, Áustria, Itália, Austrália.. Vamos "MÃEmemorar" com uma musica embalada do "FLO RIDA", "Whistle" (Assobiar) que será lançado somente no VERÃO do hemisfério NORTE, ou seja, lá para julho ou agosto.  ("Whistle" is off of Flo Rida's new album, coming this summer!). Pouco a ver com as mães? Talvez, mas eu levantei com vontade de assobiar kkkkk! Coloco uma foto que para mim representa muito do "SER MÃE". Tirei-a no Marrocos em 1989, em uma viagem espetacular de carro. Na foto a mãe está ceifando e carrega seu filhote às costas, em um calor abrasador (normal para eles). O carro estava em andamento e tirei com uma lente de 300mm (não existia câmera digital naquela época). Dos muitos milhares e milhares de fotos que já tirei esta é das que guardo melhor impressão. As outras duas fotos, representam duas mães indissociáveis de minha vida, a minha e a de meu filho, Marta. Abaixo uma breve descrição das origens da data.
Origem do Dia da Mãe
Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Estados Unidos     
Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.
"Mother's Day is a celebration honoring mothers and celebrating motherhood, maternal bonds and the influence of mothers in society. It is celebrated on various days in many parts of the world, yet most commonly in March, April, or May. Celebrations of mothers and motherhood occur throughout the world; many of these can be traced back to ancient festivals, like the Greek cult to Cybele, the Roman festival of Hilaria or the Christian Mothering Sunday celebration."
Ainda do grupo "FLO RIDA", curtam o vídeo da mais famosa música deles (basta clicar no link)===>  Club Can't Handle Me
PARABÉNS a todas as mamães espalhadas por este mundo afora! Hoje ou no domingo que vem! Flávio A. Portalet Jr.

7 comentários:

  1. Poucas vezes 'comento' sobre o assunto que escrevo, faço-o regularmente com relação aos comentários que são dirigidos ao Blog o que me parece óbvio que aconteça. Talvez seja a 2ª vez que escrevo e 'comento'. Perdoem-me. Na verdade é uma "adenda" ao post pois achei melhor considerar, nele, os casos específicos e aqui vai meu "particular": eu consideraria abranger mais duas pessoas que em minha vida, tiveram atitudes de 'mãe' (ou mais que isso) mesmo não o sendo biologicamente. Minha avó materna, 'Dona Nazinha' a quem devo muito do que sou como pessoa pois com a sapiência de uma avó nascida em finais do século XIX era prodigiosa em ensinamentos, carinho, afeto, sensibilidade. Foi uma autêntica "matriarca" influenciando toda a família. Outra pessoa de inestimável valor foi minha "Tia Hilda", irmã de minha mãe. Uma mulher muito inteligente, sensata, coerente e que sabia 'controlar sem abafar'. A estas duas preciosidades, rendo minha homenagem igualmente 'póstuma'. As três podem ter deixado de estar presentes fisicamente, neste plano, mas seus ensinamentos se perpetuaram por toda a família. Que o Pai maior, seja qual for, tenha-as protegidas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Interesting. I did not know about the history of Mother's Day in the US. It's really not that old of a holiday.
    That is a very sweet picture of you and your mom. Of course Marta is beautiful and baby Rodrigo is heavenly adorable. :)
    Goodness, Portugal celebrates everything early!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez Olivia! Now, 'baby Rodrigo is a heavenly son' :) Tks!

      Excluir
    2. Tive a ousadia de marcar "pouco interessante" no que se refere à música. A nota é interessante, mas, a meu ver, a 'trilha musical' não combina muito com o motivo da comemoração.
      Ah, mas a foto da "colheita" é linda mesmo. Parece uma pintura. Ao ampliá-la, percebe-se que o garoto olha para o fotógrafo. :)

      Excluir
    3. Podes marcar o que julgares pertinente Ivete é para isto que estão ali as opções. Não quis fazer da música "trilha sonora" do dia das mães, coloquei-a pq é novidade e gostei do ritmo.
      Na foto, acho que o menino olhou para o CARRO, que estava em movimento e ele não devia ver muitos por aquelas bandas (interior do Marrocos!!!). Tks !!

      Excluir
  3. Que lindo Maninho.
    Esta foto com a carmela ficou Linda , uma bela homenagem para Ela ..Com certeza ela vai gostar.
    Um belo dia para todas as Mamas...do mundo todo. Besitos em vcs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maninha querida, obrigado por tuas palavras. Sabemos que a mãe está bem, esteja onde estiver, acompanhada e apoiada. Beijo grande do irmão que gosta um montãoooo de ti!!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!