Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Barack Obama officially began his second term as the 44th president of USA



Há quatro anos, Barack Obama tomava posse como Presidente de uns Estados Unidos em guerra e à beira de um desastre financeiro. Hoje, o chefe de Estado reeleito declarou que «uma década de guerra está a terminar» e que «a recuperação econômica já começou»«As possibilidades da América são ilimitadas»«Meus caros americanos, fomos feitos para este momento, e havemos de conquistá-lo, desde que o façamos em conjunto», afirmou. Disse ainda que «a viagem não estaria terminada até que os irmãos e irmãs gays sejam tratados como qualquer outro perante a lei»Aposta na resolução da crise climática global, declarando que, «apesar de alguns ainda ignorarem o veredicto avassalador da ciência», já não é possível «escapar ao impacto devastador dos incêndios, secas e tempestades».
Defendeu também as políticas de apoio social que têm sido contestadas pelos republicanos: “Sabemos que temos de tomar decisões difíceis para reduzir os custos dos cuidados de saúde e do tamanho do défice. Mas rejeitamos a crença de que a América tem que escolher entre tomar conta da geração que construiu este país e investir na geração que construirá este país”.
A política externa ocupou apenas uma pequena parte de um discurso centrado na agenda interna para os próximos quatro anos e no apelo aos cidadãos para apoiar o Presidente no confronto com um Congresso hostil. Obama defendeu que “a América permanecerá a âncora das alianças fortes em cada canto do globo” e defenderá a propagação da democracia, fazendo a defesa do pacifismo: “Acreditamos que a paz e a segurança duradouras não requerem a guerra perpétua”, afirmou. O hino nacional americano foi novamente interpretado pela cantora Beyonce.


Obama prestou seu juramento sobre duas bíblias que pertenceram a Martin Luther King Jr. e ao presidente Abraham Lincoln.


Top story: What to expect in President Obama’s second term
Obama’s second term has officially begun. “Barack Hussein Obama officially began his second term as the 44th president Sunday, setting the stage for him to lay out his vision in an inaugural address on the Martin Luther King Jr. holiday. More than half a million people are expected to watch from the Mall, four years and a day after the nation’s first African American president was sworn in the first time.” David Nakamura and Robert Barnes in The Washington Post.
What you need to know about ‘Organizing for Action.’ “The group will be built on the election machinery that drove Mr. Obama to victory in 2008 and to a second term last year. Its goal is to use Mr. Obama’s voter-contact operation to promote his legislative agenda, building public support for gun control, immigration and other priorities that face a challenging road in Congress.” John D. McKinnon in The Wall Street Journal.

Na perspectiva geral é de notar que, sendo seu 2º mandato -portanto 'não renovável', Obama  parece estar mais pragmático e confiante. Mesmo com um Congresso 'hostil' devido à maioria republicana, o 44º presidente americano centrou seu discurso em temas polêmicos que somente quem está ciente das 'batalhas' que tem pela frente no plano interno, poderia ter escolhido: imigração, sistema de saúde, leis contra posse ilimitada de armas, legalização das relações gays, esforço maior por parte dos ricos. Este último diz bem da desigualdade fiscal americana. Há apenas 20 anos atrás, 1% da população americana detinha 10% de toda a riqueza. Atualmente este mesmo percentual (1%), detém cerca de 30% da riqueza americana. É sem sombra de dúvidas, até para um leigo como eu, uma batalha a ser vencida. Para sorte de Obama, ele nada tem a perder diante destas lutas. Como costuma-se dizer o segundo mandato de um presidente americano serve para imortalizá-lo ou para jogá-lo no esquecimento e descaso (vide seu antecessor, G.W. Bush). Embora agora mais disperso pelo mundo o poder ainda continua na mão dos americanos. Que Ele esteja de olho neles! 
Abraço, Flávio A. Portalet Jr.
Obs: Melhor visualização/Best viewing no/in  Google Chrome 

17 comentários:

  1. Adorei Flávio. Resumido o essencial muito bem escolhido. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janice, muito obrigado pelo comentário! Obrigado por participares :)

      Excluir
  2. Welcome home Flávio kkkkkkk, voltando a mil e muito bem como sempre. Aqui na Inglaterra falou-se na posse o dia todo. Legal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks Carla :) ... pois é, voltando aos poucos neste inverno (aqui neste hemisfério) cinza e cheio de chuva e vento. Imagino que na Inglaterra, ex colonizador mas atual aliado incondicional americano, o assunto fosse pegar forte. Obrigado!

      Excluir
  3. Gostei Flávio. Li aqui tudo que desejava saber sobre a posse do presidente Obama. Beijo e obrigada!
    PS: Podia aparecer mais, você anda sumido do Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk, pois é Cláudia, este mes estou pouco produtivo .. deste jeito vou ter que puxar minhas orelhas! Que bom que conseguistes informação no post. Muito obrigado!

      Excluir
  4. Ena, o bom filho à casa torna'.
    Bem que o Obama podia deixar de lado aquilo de desactivar quase 40% da Base das Lages nos Açores pois vai asfixiar o arquipélago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado António! Pois é, para nós aqui em Portugal o assunto da Base das Lages é sensível e merece reflexão por parte dos infelizmente incompetentes políticos. Tomara que as contrapartidas de investimento que os americanos acenaram com o "emagrecimento" da Base Aérea, sejam cumpridas... e não vire outro episódio político burocrático.

      Excluir
  5. Flávio, ótima abordagem sobre a posse do Obama. Quem vê parece que sou íntima mas azar, sou eu mesma.
    Só está faltando o Flávio escrever mais pois dois posts em um mes é pouco. A Cátia reclama mas assim mesmo manda beijinho. kk

    ResponderExcluir
  6. Oi Flávio!!! Gostei demais do seu post. Informações claras e pertinentes, parabéns!!!
    PS.: E essa intimidade platônica de Cátia_Rio... completamente sem noção! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Alana. Com relação ao restante, fico "sem ação" (até rimou).

      Excluir
  7. Flávio, vim aqui ler e ouvir músicas e vejo este comentário ali. Nem sei se vai publicar isto mas é claro que não vou comentar o que disseram a meu respeito porque eu respeito seu blog, participo dele a muitos meses e não vou dar ouvidos a qualquer pessoa. Mas ao Flávio eu dou. kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cátia, só publiquei este comentário para deixar 1 x 1 com relação ao que foi dito antes de enviares este, específico. Fica bem claro que não vou prolongar nem promover este tipo de crispação aqui, até pela completa e total inconformidade com o objetivo do Blog que é informar e divertir a quem aqui vem. Escrevo com cuidado, carinho e respeito por quem nos procura. Assim continuarei fazendo. Evidente que todos nós temos o 'nosso estilo' e é legal que nos mantenhamos fiel a ele. Por outro lado, o bom senso deve imperar. Obrigado por tua sempre alegre e bem disposta participação. :)

      Excluir
    2. Ui, fiquei caladinha. Kkkkkk. Tá bem, mas pode vir que no Rio tem.

      Excluir
  8. Realmente cada pessoa tem um jeito só seu, de falar , de escrever, concordo que temos de ser fiel a ele. Me desculpe Flávio se fui impertinente ao postar minha opinião, mas pelo que me consta o intuito do blog é debatermos de forma inteligente e democrática sobre os assuntos postados. Me interessa saber como os demais de diferentes lugares do mundo pensam e reagem a determinados assuntos abordados, mas tais comentários são desagradáveis de se ler. Nada a ver a postura desta senhora. Acredito que não estamos em um site de relacionamentos... Realmente... A DE SE TER BOM SENSO! Seu blog é esplendido !!! Pena não dispor de tempo suficiente para ''navega-lo''. Obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!