Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

19 de Março - Dia do Pai em Portugal - Father's Day

Poema escrito pelo meu filho em 2008.
As datas comemorativas de nosso calendário que se repetem deixam pouca margem para contarmos histórias, mesmo que tenhamos muitas. Este dia é o "Dia do Pai" aqui em Portugal. É também dia de São José, patrono da igreja católica.
Como no ano passado, faço um breve resumo das prováveis origens da data (no Brasil, por exemplo, celebra-se no 2º domingo de agosto. Nos Estados Unidos da América e em diversos países, a data é comemorada no 3º domingo de junho).

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Meu pai já não está aqui e mesmo não tendo sido presente como gostaria soube transmitir-me ensinamentos o quanto baste. É possível que eu tenha aprendido mais com seus erros do que com os acertos até mesmo porque ele fazia questão de deixar isto claro. Esteja em que plano estiver, obrigado meu pai!
Tenho um filho do qual muito me orgulho e que muitas alegrias me proporciona. Companheiro de conversas, jogos, shows, viagens, basta olhar para ele para compreender o verdadeiro significado e profundidade da palavra "amor". Meu filho Rodrigo faz com todos os dias sejam para mim "Dia do Pai" em Portugal ou "Dia dos Pais" no Brasil. 

"Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância."    Allan Kardec

Que Deus te abençoe meu filho pois o 'Dia do Pai' existe para mim porque tu chegastes em minha vida trazendo-o contigo. Para mim, todos os dias a teu lado são 'Dia do Pai'. Felicidades a todos os pais de qualquer país do mundo! Flávio A. Portalet Jr.

18 comentários:

  1. Feliz dia dos pais! Tudo de bom para você e aproveita bem o seu dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu filho querido! Fazes de todos os dias, dias especiais para mim! Beijo do pai! (Pai super feliz, diga-se de passagem!!!!) :)

      Excluir
  2. Feliz dia do pai, Flávio!

    O post me deu uma graaande saudade dos meus pais, como se já não bastasse eu senti-la todos os dias. Através dos erros de nossos pais também podemos aprender muita coisa e é bom que você sinta que consegue transmitir boas lições ao seu filho agora. Acho que deve dar um tremendo orgulho.

    Abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, obrigado por tuas palavras. A verdade é que tentamos fazer o nosso melhor e isto é o mais importante. Sempre aprendemos alguma coisa, em qualquer situação. Ao que parece, na adversidade muitos ensinamentos ou experiências se tornam mais vivos e por isso tocam mais. Muito obrigado! :)

      Excluir
  3. Nos tempos atuais é bem difícil a gente ver essa prática que citaste de "assistência" p com os nossos idosos, torna-se cada vez mais raro, o que vemos hoje é uma juventude que não respeita os mais velhos, cada vez mais comum, infelizmente. É bem legal "sentir" este amor, carinho e respeito mútuo de vcs. Feliz dia dos pais Flávio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Joelma por teu comentário. Realmente é preciso uma maior conscientização dos jovens para que desempenhem seu papel de apoio dos mais idosos pois um dia serão eles que lá estarão. A tarefa não é simples mas depende muito da educação que recebem.

      Excluir
  4. Pura felicidade! Ensinamos, damos o "norte" aos nossos filhos, mas muuuuito aprendemos com eles.
    Parabéns aos dois "meninos", pelo dia do Pai&Filho!
    Post 10. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helena! Em resposta, utilizo uma frase do escritor gaúcho Luiz Fernando Veríssimo:

      "A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte final." (LFV).

      Excluir
  5. Parabéns Flávio pelo dia aí em Portugal. Bonita demonstração de carinho que transforma o dia do pai em dia do filho. Não é para todos. Obrigada e feliz dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante tua perspectiva Cláudia pois sinto exatamente isto: é o dia do filho :)
      Muito obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Parabéns aos pais, fixe Flávio!
    Ena pá, estava a esquecer, nada de parabéns ao Pai_ssos Coelho, aldrabão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado António!!
      Nota: para quem não liga à política 'Passos Coelho' é o Primeiro Ministro de Portugal e se debate com uma crise de popularidade que vem de seu governo sob fortes medidas de austeridade a mando da "Troika" (FMI, Banco Central Europeu, Comunidade Européia).

      Excluir
  7. Ôooo Flavius brasuca, parabéns p'lo dia. Linda filho ó pá! J'kas.

    ResponderExcluir
  8. Flávio, que gesto mais carinhoso com teu filho, fiquei encantada. Sobre o que você escreveu mais lindo ainda. Parabéns por conseguir demonstrar todo esse carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sempre hermoso. Quanta calidad, gracias Flavio e felicidades. besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, Mariago! Força para a Venezuela, obrigado pelo comentário!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!