Não sou de 'repetir post' mesmo que a data seja comemorada todos os anos. Uma parte deste, entretanto, é necessariamente igual a do ano passado. Mudei a foto e o vídeo mas minha homenagem é a mesma. Vocês nos ensinam a amar, a respeitar, a sermos o melhor que podemos ser. Como mães, como irmãs, como namoradas, amigas, esposas, são o cerne de nossa sociedade. Infelizmente ainda hoje há milhões de mulheres que não tem seus direitos respeitados, sua liberdade garantida - seja física, intelectual ou de expressão -. Ainda há muito por fazer mas é evidente que a situação melhorou muito desde a institucionalização (pela ONU), desta data. Ainda bem que hoje em dia as mulheres tem o controle de uma diversidade enorme de instituições em todo espectro de nossas vidas. O mundo não existiria como é sem vocês. Está muito melhor depois que começaram a tomar conta dele. Obrigado e um beijo especial a todas! Flávio A. Portalet Jr.
Resumo do post (2012):
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens(as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somenteno ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Post completo de 2012, clicar: DIA Internacional da mulher 2012
Obrigada Flávio! Sempre atento e gentil, que legal se todos os homens tivessem esta sensibilidade. Parabéns por mais este post. Bjs
ResponderExcluirComo sempre, o agradecimento é meu. Que todos os dias sejam "Dia da Mulher". Obrigado.
ExcluirLINDA homenagem!
ResponderExcluirQue todas as mulheres, de uma forma ou outra, sintam-se felizes, hoje e sempre, sendo amadas, respeitadas e admiradas .
EU me sinto muuuito FELIZ! Obrigado. Bjos
É exatamente isto, Helena. Que todas as mulheres possam ser na plenitude, mulheres.. na mais completa acepção da palavra... e que os homens tenham respeito e reconheçam este "estatuto". É evidente que, sem vocês, nada do que acontece de interessante neste planeta existiria. Obrigado! Bj
ExcluirQuanta sensibilidade gente! Obrigada Flávio, é muito bom ler estas palavras. Também adorei o vídeo com o gato Wagner Moura hahahaha.
ResponderExcluirKkkkkkkk, pois é, o "Dia" é de vocês por isso coloquei o vídeo deste excelente ator que pelos vistos é do agrado da maioria do universo feminino. Eu é que agradeço tua presença constante!
ExcluirFlavioooooooooo,coisa mais linda estes posts. O de 2012 também. A Cátia amou os dois e agradece a gentil homenagem. Beijos do Rio.
ResponderExcluirOs agradecimentos são todos meus Cátia, obrigado!
ExcluirEna! as raparigas vão gostar!
ResponderExcluirPois é António, pelo que se lê, gostaram! Obrigado.
ExcluirMe gustó mucho! Un encanto de sensibilidad! ¡Gracias!
ResponderExcluirMuito obrigado Mariago (que coisa, é quase impossível não fazer esta "rima") .. :)
ExcluirThank you, Flávio, very nice! Tack, mycket trevligt (in Swedish).
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirInteressante a transcrição em 'sueco'. Não fosse o Google translator... (que acho que vais ter que utilizar) :)
Que linda homenagem, sempre surpreendendo. Obrigada, Flávio.
ResponderExcluirMuito obrigado Cristiane! Os agradecimentos são meus!
ExcluirObrigada.
ResponderExcluirFeliz dia do Homem também. ;)
Obrigado, Ivete! Beijinho! :)
ExcluirGostei, Flávio. Acho importante não atentar só para as 'belezas' que incluem as mulheres e suas ações no mundo. Embora eu não concorde inteiramente com a palavra 'parabéns' por diversas razões, acho que podemos nos dar algum crédito sim. Que a cada ano isso possa ser melhorado então, não é?
ResponderExcluirAbraços!
Paty, obrigado pelo comentário. Pelo que se lê no teu Blog - Ah, Coimbra! - estás te especializando na área (Estudos Feministas na Universidade de Coimbra) por isso tua opinião é muito importante! No que ao post se refere, o "parabéns" não tem conotação de que o 'Dia 8 de Março' seja uma grande conquista. A meu ver, neste aspecto, devemos ter 365 dias de 8 de março em nosso calendário... mas esta é outra conversa não é mesmo?! Abraço e obrigado!
ExcluirMuito lindo este post. Obrigada amigo Flávio, muito obrigada! Bjs
ResponderExcluirMuito obrigado Cláudia! Bj
Excluir