Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween, afinal é ou não o "Dia das Bruxas" ????



Para não escrever "muita bobagem" pesquisei e conversei com pessoas de origem anglossaxonica (escrito segundo o DESacordo ortográfico rsrs). A origem do halloween remonta à Gália (França) e às ilhas Britânicas entre 600 a.C. e 800d.C. Pertencia ao calendário Celta (Irlanda) não havendo conotação com bruxas, marcando apenas o fim do verão (putz, até no verão chooove nestes lugares e eles ainda comemoram o FIM do verão?) A relação feita com as bruxas, começou na Idade Média, pois era uma festa pagã e havia perseguições incitadas pela Inquisição, para condenar os pagãos à fogueira. Quem era suspeito, era considerado "bruxo" daí a conotação até nossos dias. Os irlandeses que migraram para os USA levaram a tradição que foi modificada e a expressão "Trick-or-treat" (Doces ou Travessuras) passou a ser levada a cabo pelas crianças. Em Portugal elas brincam no dia de Todos os Santos e a festa é chamada de "Pão por Deus" (onde pedem guloseimas nas casas). Em todos os países popularizou-se a imagem das abóboras enfeitadas com luzes por dentro (Jack-o'-Lantern). Em 2007, em uma viagem a Londres com o Rodrigo, tivemos a oportunidade de ver diversas casas com este "adorno" (foto da esquerda). Então, vamos comemorar! Happy Hallowen! Peçam suas guloseimas! Flávio Portalet.
Ia esquecendo... na página do Google hoje (ao menos na Europa), há um video feito por eles, vejam (só hoje) em   www.google.pt


4 comentários:

  1. Pois é Flávio, aqui vai o primeiro "pitaco". Em Encruzilhada do Sul, ali, próximo da nossa Cachoeira, existe uma tradição ligada à cultura católica portuguesa, que se assemelha ao "pão por Deus" ou mesmo o "Trick-or-treat". No Dioa de Reis" (06 de janeiro, encerramento do ciclo Natalino) as crianças da periferia pintam o rosto com carvão e saem pelas ruas e pelas casas entoando ladaínhas e "pedindo guloseimas". Lembro, até hoje, das ladainhas cantadas:

    1. Cântico de chegada
    "aqui estemo, aqui estemo, meus senhores;
    a pedir, a pedir qualquer lembrança;
    nos dai, nos dai o que quiser;
    tende pena, tende pena das crianças."

    2. Cântico de agradecimento
    "obrigado, obrigado gente boa;
    vou pedir pra Santa Barba (Sta. Bárbara, padroeira do município) que lhe dê uma proteção."

    3. Cântico de xingamento (qdo não recebiam alguma lembrança)
    "seu barba de farofa, não tem nada pra nos dá;
    tomara que não tenha um cigarro prá fumá."

    Abraços,

    Paulo Augusto

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo Augusto!!! Obrigado pelo comentário que na verdade é um "outro post" pois trouxe informação complementar muito interessante! Assim vale a pena escrever pois os amigos "dão pitaco" ... e de alto nível! Abraço, Flávio Portalet.

    ResponderExcluir
  3. Toc toc!!!
    Doces ou travessuras???
    Cuidado com a resposta!!!
    Sou uma bruxinha de sangue irlandês misturado com pernambucano.
    Feliz Hallowen pra vc e pro Ro!!!
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Andréa!!! Nosso Hallowen não teve bruxas nem bruxos ... nem guloseimas, exceto uns bombons da "Garoto" que vendem aqui e que mesmo com todos os chocolates suíços, belgas, alemães, etc ... têm "gostinho de BRASIL" rsrsrs.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!