Continuando nossa 'rubrica sobre cidades', escolhemos a capital catalã. Gosto muito da cidade e as vezes que lá fui sempre deixaram vontade de retornar. Vamos tentar mostrar um pouquinho da cidade, seguindo os moldes que utilizei para a cidade de Praga. (As palavras com fundo colorido são links diretos, basta clicar sobre as mesmas).
Breve história:
Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha. É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1.625.000 habitantes.
Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar, chamada de IVLIA AVGVSTA PATERNA FAVENTIA BARCINO.
É simplesmente fantástica, fervilhante em cultura, esportes, comércio. Um dos mais movimentados portos do Mar Mediterrâneo e das maiores metrópoles europeias. Falar em Barcelona é falar em Antoni Gaudí e suas espetaculares obras, é falar em "La Rambla", no Mediterrâneo, na pujança de um povo que insiste em manter uma identidade autônoma que infelizmente durante décadas ceifou a vida a milhares de pessoas. De qualquer forma os catalães não deixam de demonstrar sua faceta independente: o nome das ruas está escrito em catalão, depois (quando existe) em espanhol. O culto local, incluindo bandeira e hino é pujante. Um povo que não têm receio de mostrar e demonstrar suas origens. Vamos à Barcelona! O que se pode ver em pelo menos uns 5 ou 6 dias? - fotos minhas, exceto brasões e similares -
1. Sagrada Família: Não conheço nenhuma pessoa que tenha ficado indiferente a esta obra maravilhosa do gênio de Antoni Gaudí. Ele faleceu em 1926, atropelado por um bonde elétrico quando ia para a mais emblemática e ainda hoje inacabada obra, a Sagrada Família. Financiada apenas com as visitas -mais de 1 milhão, anualmente- e com a colaboração de dezenas de arquitetos e escultores, prevê-se que possa estar concluída em 2030!
Não perca: A.Fachada da Natividade B.Fachada da Paixão C.Escadas em Espiral D.As Torres E.Cristo Suspenso F.Nave G.Claustro Rosedoor -único acabado por Gaudí- H.Museu da Cripta I.Abside -1ª sessão acabada pelo mestre-
2. La Rambla: A qualquer hora do dia ou da noite, aqui se faz o que os espanhóis chamam de 'paseo' -passeio-. Ampla, fervilhante a qualquer hora, é um show para os olhos, fotos, simplesmente caminhar, comprar artesanato, flores, sentar nos quiosques, ver as 'estátuas vivas' ... obrigatório ir em variadas horas do dia.
Não perca: A.Gran Teatre del Liceu B.Monument a Colom C.Mercat de Boqueria D.Mosaico Miró -no pavimento de La Rambla, multicolorido- E.Bancas de flores e de aves -estas últimas por vezes estridentes- Tenha cuidado, há muitos 'carteiristas' !!
3. La Pedrera: Concluído em 1910 estes apartamentos tem em sua fachada e sobretudo no telhado a genialidade máxima de Gaudí. É também conhecida por "Casa Milà" e foi sua última obra civil antes da dedicação exclusiva à Sagrada Família. Tudo foi idealizado por Gaudí, dos puxadores das portas às luminárias.
Veja: A.Fachada B.Telhado C.El Pis de La Pedrera C.Pátio Interior D.Portas E.Auditório -pode descansar em um jardim- F.Loja -pode comprar todo tipo de recordações de Gaudí, algumas peças de muito bom gosto-
Se der, tome o café da manhã no 'Samoa' que fica em frente, tem chocolates e cafés muito bons, croissant, torradas, etc... mas o principal é a VISTA para La Pedrera!!! (ver foto ao lado)----->
4. Catedral de Barcelona: Obra iniciada em 1298 (!!) tem uma mistura muito interessante de estilos arquitetônicos -claustro gótico, capelas barrocas...- que ilustram os diversos períodos da história religiosa espanhola.
Veja: A.Fachada principal B.Cadeiral do Coro -1340- C.Claustro -jardim com palmeiras, gansos, fontes- D.Cripta de Santa Eulália -padroeira de Barcelona, sarcófago em alabastro de 1327- E.Nave e Órgão
Há um café do outro lado da praça, o 'Estruch' de onde se vê bem a fachada da Catedral.
5. Parc de la Ciutadella: Construído nos finais de 1860, é um refúgio para o burburinho da cidade. Foi projetado para oferecer contato com a natureza, diversão, cultura.
Aproveite: A.Fonte da Cascata -nela pode-se notar o traço de um muito jovem arquiteto na época: Gaudí- B.Arc de Triomf -como muitas obras do Parque, foi construído para a Exposição Universal de 1888- C.Llac -bem no centro, pode alugar barcos para passear no lago- D.Parc Zoològic E.Edifici Geologia -15.000 minerais; 14.000 rochas e mais de 100.000 peças arqueológicas e fósseis... interessante-
6. Fundació Joan Miró: Fundada em 1975 pelo próprio Miró é hoje uma magnífica homenagem ao artista catalão com mais de 11.000 pinturas, estudos e esculturas. As obras abrangem desde a fase surrealista -anos de 1920- até o mais vanguardista -anos de 1960-.
Veja: A.Tapis de la Fundació -tapeçaria iniciada por Miró em 1970, fica logo na entrada- B.L'Estel Matinal -pintura da série das 'Constelações', pintada sobre o sentimento do artista pela IIª Guerra Mundial- C.Sèrie Barcelona -se tiver sorte, as 50 litografias a P&B estarão expostas... única série completa!- D.Espai 13 -aberto a artistas de todo mundo, com um tema a cada ano- E.Sala de Escultura F.Font de Mercuri -obra antifascista em protesto ao ataque à cidade de Almadén-
A loja de recordações tem peças bem diferentes, uma excelente escolha para os 'recuerdos' :-)
7. Museu Picasso: Dedicado ao mais famoso artista do século XX, tem a maior coleção de obras do período da formação de Pablo Picasso que mudou-se com a família para Barcelona em 1895 com 14 anos. Fica em um palácio gótico cercado de pátios e jardins.
Veja: É preciso olhar todas as principais obras. Espalhadas por cinco palácios medievais interligados.
8. Palau de la Música Catalana: Fantástica sala de concertos (1905-1908). A fachada trabalhada cercada de colunas com mosaicos e arcos de tijolo. A sala principal tem vitrais espetaculares -valem a visita!!-
Veja: A.Teto de Vitrais -soberbo, imperdível- B.Palco C.Esculturas Equestres -'caem do teto'- D.Fachada E.Foyer e Bar
Há concertos à tarde, informe-se para comprar bilhetes. As visitas são guiadas e também necessitam de ingresso mas vale cada cêntimo de Euro.
9. Camp Nou Stadium - FC Barcelona: Troféus, troféus e mais troféus, de um dos clubes mais emblemáticos do planeta.
Desnecessário dizer que é um show. Havendo jogo -se conseguir ingresso- não perca! Não importa o adversário, a festa está garantida. A loja vende de tudo que se possa imaginar com a imagem do clube e de seus craques!
10. Parc Güell: Patrimônio Mundial desde 1984, tem como principais atrações os azulejos "trencadís", um enorme e sinuoso banco, arcadas góticas e toda a genialidade de Gaudí. Visita obrigatória. A casa onde Gaudí viveu 20 anos é um museu dedicado a ele. Na entrada -ou saída- do parque, vale tocar na pata do "Lagarto" de Gaudí. Dizem que garante o retorno à Barcelona! Dá-lhe Rodrigo!
Evidentemente Barcelona tem dezenas e dezenas de atrações. Aqui ficam apenas algumas das mais interessantes e procuradas. Não deixe de ir no fantástico "Museu d'Art Contemporani", visitar suas praças, ir até as praias do Mar Mediterrâneo, andar de metrô para todos os lados, passear muito, caminhar e comprar.
Pequenas dicas: * Não deixe de comprar o "Barcelona Card" obrigatório para quem for ficar pelo menos 3 dias. Adquira-o já no aeroporto e poupe taxi até o centro. * Cuide seus pertences na "Rambla". Embora haja bom policiamento, é local de movimentação intensa. Na mesma 'Rambla', não se deixe levar pelo aspecto apetitosa das 'paellas' pois normalmente são muito mais caras que em restaurantes tradicionais e sua qualidade não passa de 'muito ruim' -procure as ruas laterais!!- * Visite sites como o " Turismo de Barcelona "
mas não deixe de comparar preços! Espero ter dado uma pequena idéia da cidade. Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.