Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fotógrafos brasileiros expõem no Iraque - ONG Larsa Human Rights Iraq


Acontece no mês de setembro, em Bagdá, uma mostra fotográfica que reunirá vinte profissionais brasileiros e iraquianos, entre eles, Marcelo Oliveira, Tadeu Vilani e Jean Schwarz, do Grupo RBS (um dos maiores grupos de comunicação do Brasil)     
O evento é organizado pela ONG Larsa Human Rights Iraq, que se dedica a defender os direitos humanos no país a proteger meninos de rua e órfãos de Bagdá e de outras cidades.
A curadoria da exposição será feita por Rui Pires, membro honorário da Larsa, para os autores internacionais, e por Ali Jawad, para os artistas Iraquianos. Rui é um fotógrafo e curador independente de nacionalidade portuguesa, com vários trabalhos realizados no Iraque. Ali é o diretor da ONG Larsa Human Rights, que organiza pela terceira vez esta mostra internacional de fotografia.
Este evento terá como principal objetivo a disseminação dos novos conceitos de paz e harmonia, solidariedade e uma palavra de amizade entre as várias culturas do povo iraquiano, por intermédio de uma linguagem universal.


Natural de Brasília, o fotógrafo Marcelo Oliveira mora no Rio Grande do Sul há 25 anos. Já teve o seu trabalho publicado nos principais jornais do país, como Diário Gaúcho, Zero Hora, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo, e em agências internacionais e nacionais, entre elas, Reuters, Agência Estado e AFP. Também obteve destaque nos livros Cenas Gaúchas, do Grupo RBS, e O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro, nas edições de 2010 e de 2012.                
Conquistou prêmios em 2008 e em 2009 no Leica Fotografe Melhor, um dos mais importantes do Brasil, foi finalista do Prêmio Ayrton Senna (2008) e Direitos Humanos de Porto Alegre (2008 e 2009). Cursa a faculdade de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e trabalha no Grupo RBS, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Está sempre com olhar apurado e atento ao que acontece à sua volta. Além de ser um fotógrafo apaixonado pelo que faz e pelo seu povo.


Tadeu Vilani            
Natural da cidade de Santo Ângelo, nascido em 1965, é repórter fotográfico, trabalha no jornal zero Hora, de Porto Alegre, há 14 anos, cobrindo reportagens no Brasil e América do Sul. Paralelamente ao trabalho jornalístico, documenta a formação étnica do estado do Rio Grande do Sul. Participa da coleção Masp/Pirelli em 2006. Finalista do prêmio Esso, em 2006.
Jean Schwarz    
Autodidata, começou a fotografar nem 1996, influenciado por amigos. Em 1997, ele publicou sua primeira foto e, desde então, tem a fotografia como estilo de vida. Atualmente fotografar para o jornal Zero Hora e desde 2008 dedicada a projetos de documentários. 

A exposição em BAGDAD entre os dias 1 e 3 de Setembro, foi um sucesso!
Entre os dias 7 e 10 de Setembro será em Dohuk (Kurdistão iraquiano).

10 comentários:

  1. Very interesting. Speaking of photography, I really like it and you take very nice pictures, especially of your gorgeous son. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivia, this time I'm not the photographer. This is an exhibition of Brazilian professional photographers in Baghdad, Iraq. My son isn't on these pictures. Wait for more "Ro" photos. kkkkkkk! :)

      PS: (in Portuguese) Estaremos todos nós à disposição para conversar em portugues quando a Olivia achar interessante :)

      Excluir
  2. Um post muito interessante, com certeza foi um trabalho fantástico por parte de grandes nomes da fotografia brasileira. Estão todos de parabéns pelo seu trabalho inédito que cativou o povo de Bagdad e um parabéns especial para o tio. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado filho! Mais do que as belas fotos, fica o trabalho de apresentar a um povo tão sofrido, novas formas de paz e harmonia. Teu tio Marcelo Oliveira e os outros nove representantes da fotografia brasileira estão de parabéns!

      Excluir
  3. I know. I have heard of some of those photographers. I like their work.
    Hehe I can't wait for more Rodrigo pics! He could never take a bad picture, at least in my eyes.
    I admit that I am quite nervous to try to speak Portuguese to you because it is so foreign to me...I know I will sound like a pathetic American. Spanish comes naturally to me.
    Ooo I have a question for you - how would you feel if I was taller than you?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Whooooau! I feel good, I knew that I would now
      I feel good, I knew that I would now
      So good, so good, I got you

      Whooooau! I feel nice, like sugar and spice
      I feel nice, like sugar and spice
      So nice, so nice, I got you" ( I Feel Good - James Brown )

      :) :)

      Excluir
    2. ... O.o I'm sorry but I do not see the connection. I am only imagining you singing this and it's funny.

      Excluir
    3. Ok .. imagine isto e está feita a 'conexão', Olivia. :)

      Excluir
  4. Pelo que percebo, o olhar fotográfico está no DNA da família e adjacências... :D

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!