Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

02. Barcelona - Барселона - Barcelone - 巴塞罗那 - Βαρκελώνη - برشلونة


Continuando nossa 'rubrica sobre cidades', escolhemos a capital catalã. Gosto muito da cidade e as vezes que lá fui sempre deixaram vontade de retornar. Vamos tentar mostrar um pouquinho da cidade, seguindo os moldes que utilizei para a cidade de Praga. (As palavras com fundo colorido são links diretos, basta clicar sobre as mesmas).
Breve história: 
Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha. É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1.625.000 habitantes.
Os primeiros vestígios de povoamento em Barcelona remontam ao final do período Neolítico (2000 a 1500 a.C.). Em sentido estrito, Barcelona teria sido fundada pelos romanos no final do século I a.C., sobre o mesmo assentamento ibérico anterior onde já se haviam instalado anteriormente desde o ano 218 a.C., e teria sido convertida numa fortificação militar, chamada de IVLIA AVGVSTA PATERNA FAVENTIA BARCINO.
É simplesmente fantástica, fervilhante em cultura, esportes, comércio. Um dos mais movimentados portos do Mar Mediterrâneo e das maiores metrópoles europeias. Falar em Barcelona é falar em Antoni Gaudí e suas espetaculares obras, é falar em "La Rambla", no Mediterrâneo, na pujança de um povo que insiste em manter uma identidade autônoma que infelizmente durante décadas ceifou a vida a milhares de pessoas. De qualquer forma os catalães não deixam de demonstrar sua faceta independente: o nome das ruas está escrito em catalão, depois (quando existe) em espanhol. O culto local, incluindo bandeira e hino é pujante. Um povo que não têm receio de mostrar e demonstrar suas origens. Vamos à Barcelona! O que se pode ver em pelo menos uns 5 ou 6 dias? - fotos minhas, exceto brasões e similares -

1. Sagrada Família: Não conheço nenhuma pessoa que tenha ficado indiferente a esta obra maravilhosa do gênio de Antoni Gaudí. Ele faleceu em 1926, atropelado por um bonde elétrico quando ia para a mais emblemática e ainda hoje inacabada obra, a Sagrada Família. Financiada apenas com as visitas -mais de 1 milhão, anualmente- e com a colaboração de dezenas de arquitetos e escultores, prevê-se que possa estar concluída em 2030! 


Não perca: A.Fachada da Natividade B.Fachada da Paixão C.Escadas em Espiral D.As Torres E.Cristo Suspenso F.Nave G.Claustro Rosedoor -único acabado por Gaudí- H.Museu da Cripta I.Abside -1ª sessão acabada pelo mestre-
   
2. La Rambla: A qualquer hora do dia ou da noite, aqui se faz o que os espanhóis chamam de 'paseo' -passeio-. Ampla, fervilhante a qualquer hora, é um show para os olhos, fotos, simplesmente caminhar, comprar artesanato, flores, sentar nos quiosques, ver as 'estátuas vivas' ... obrigatório ir em variadas horas do dia.
   

Não perca: A.Gran Teatre del Liceu  B.Monument a Colom C.Mercat de Boqueria D.Mosaico Miró -no pavimento de La Rambla, multicolorido- E.Bancas de flores e de aves -estas últimas por vezes estridentes-    Tenha cuidado, há muitos 'carteiristas' !!

3. La Pedrera: Concluído em 1910 estes apartamentos tem em sua fachada e sobretudo no telhado a genialidade máxima de Gaudí. É também conhecida por "Casa Milà" e foi sua última obra civil antes da dedicação exclusiva à Sagrada Família. Tudo foi idealizado por Gaudí, dos puxadores das portas às luminárias.

Veja: A.Fachada  B.Telhado C.El Pis de La Pedrera C.Pátio Interior D.Portas E.Auditório -pode descansar em um jardim- F.Loja -pode comprar todo tipo de recordações de Gaudí, algumas peças de muito bom gosto-

Se der, tome o café da manhã no 'Samoa' que fica em frente, tem chocolates e cafés muito bons, croissant, torradas, etc... mas o principal é a VISTA para La Pedrera!!! (ver foto ao lado)----->       



4. Catedral de Barcelona: Obra iniciada em 1298 (!!) tem uma mistura muito interessante de estilos arquitetônicos -claustro gótico, capelas barrocas...- que ilustram os diversos períodos da história religiosa espanhola.


Veja: A.Fachada principal B.Cadeiral do Coro -1340- C.Claustro -jardim com palmeiras, gansos, fontes- D.Cripta de Santa Eulália -padroeira de Barcelona, sarcófago em alabastro de 1327- E.Nave e Órgão  
Há um café do outro lado da praça, o 'Estruch' de onde se vê bem a fachada da Catedral.                              







5. Parc de la Ciutadella: Construído nos finais de 1860, é um refúgio para o burburinho da cidade. Foi projetado para oferecer contato com a natureza, diversão, cultura.


Aproveite: A.Fonte da Cascata -nela pode-se notar o traço de um muito jovem arquiteto na época: Gaudí- B.Arc de Triomf -como muitas obras do Parque, foi construído para a Exposição Universal de 1888- C.Llac -bem no centro, pode alugar barcos para passear no lago- D.Parc Zoològic  E.Edifici Geologia -15.000 minerais; 14.000 rochas e mais de 100.000 peças arqueológicas e fósseis... interessante-







6. Fundació Joan Miró: Fundada em 1975 pelo próprio Miró é hoje uma magnífica homenagem ao artista catalão com mais de 11.000 pinturas, estudos e esculturas. As obras abrangem desde a fase surrealista -anos de 1920- até o mais vanguardista -anos de 1960-.

Veja: A.Tapis de la Fundació -tapeçaria iniciada por Miró em 1970, fica logo na entrada- B.L'Estel Matinal -pintura da série das 'Constelações', pintada sobre o sentimento do artista pela IIª Guerra Mundial- C.Sèrie Barcelona -se tiver sorte, as 50 litografias a P&B estarão expostas... única série completa!- D.Espai 13 -aberto a artistas de todo mundo, com um tema a cada ano- E.Sala de Escultura  F.Font de Mercuri -obra antifascista em protesto ao ataque à cidade de Almadén-
A loja de recordações tem peças bem diferentes, uma excelente escolha para os 'recuerdos'  :-)



7. Museu Picasso: Dedicado ao mais famoso artista do século XX, tem a maior coleção de obras do período da formação de Pablo Picasso que mudou-se com a família para Barcelona em 1895 com 14 anos. Fica em um palácio gótico cercado de pátios e jardins.


Veja: É preciso olhar todas as principais obras. Espalhadas por cinco palácios medievais interligados. 






8. Palau de la Música Catalana: Fantástica sala de concertos (1905-1908). A fachada trabalhada cercada de colunas com mosaicos e arcos de tijolo. A sala principal tem vitrais espetaculares -valem a visita!!-


Veja: A.Teto de Vitrais -soberbo, imperdível-  B.Palco C.Esculturas Equestres -'caem do teto'- D.Fachada  E.Foyer e Bar

Há concertos à tarde, informe-se para comprar bilhetes. As visitas são guiadas e também necessitam de ingresso mas vale cada cêntimo de Euro.







9. Camp Nou Stadium - FC Barcelona:  Troféus, troféus e mais troféus, de um dos clubes mais emblemáticos do planeta. 


Desnecessário dizer que é um show. Havendo jogo -se conseguir ingresso- não perca! Não importa o adversário, a festa está garantida. A loja vende de tudo que se possa imaginar com a imagem do clube e de seus craques!







10. Parc Güell: Patrimônio Mundial desde 1984, tem como principais atrações os azulejos "trencadís", um enorme e sinuoso banco, arcadas góticas e toda a genialidade de Gaudí. Visita obrigatória. A casa onde Gaudí viveu 20 anos é um museu dedicado a ele. Na entrada -ou saída- do parque, vale tocar na pata do "Lagarto" de Gaudí. Dizem que garante o retorno à Barcelona! Dá-lhe Rodrigo!

                                                   


Evidentemente Barcelona tem dezenas e dezenas de atrações. Aqui ficam apenas algumas das mais interessantes e procuradas. Não deixe de ir no fantástico "Museu d'Art Contemporani", visitar suas praças, ir até as praias do Mar Mediterrâneo, andar de metrô para todos os lados, passear muito, caminhar e comprar.
Pequenas dicas: * Não deixe de comprar o "Barcelona Card" obrigatório para quem for ficar pelo menos 3 dias. Adquira-o já no aeroporto e poupe taxi até o centro. * Cuide seus pertences na "Rambla". Embora haja bom policiamento, é local de movimentação intensa. Na mesma 'Rambla', não se deixe levar pelo aspecto apetitosa das 'paellas' pois normalmente são muito mais caras que em restaurantes tradicionais e sua qualidade não passa de 'muito ruim' -procure as ruas laterais!!- * Visite sites como o  " Turismo de Barcelona " mas não deixe de comparar preços! Espero ter dado uma pequena idéia da cidade. Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.

12 comentários:

  1. Viví siete años en Barcelona. Me encanta la ciudad! ¡Gracias! Besos, Anza.

    ResponderExcluir
  2. É meu sonho de viagem Flavio. A Cátia vai, e daí? Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoro Londres mas Barcelona é demais. Obrigada, Flávio. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de ambas as cidades Carla. Como não vivo em nenhuma delas, para passear é excelente retornar a qualquer uma. Tks !

      Excluir
  4. Oh! Barcelona! É um lugar pra ver e rever mil vezes!
    Un lloc per veure i revisar una i mil vegades!

    Visca el traductor de Google :)
    Petons :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estás ficando muito "Google_translator_girl" rsrsrs, uma hora escolhes uns idiomas incompreensíveis e não vamos entender patavina :) Bjs

      Excluir
  5. Achei fascinante o post. Obrigada, mais um lugar que não posso deixar de conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cristiane, vale a pena a visita! A cidade tem muito para oferecer!

      Excluir
  6. Hola Flávio :) ¡Qué interesante! Barcelona es muy bonita y tiene mucha historia. Me encantan los fotos jiji razones obvias. Muchas gracias por compartir pero me hace sentir triste porque quiero estar allí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginava que fosses gostar de 'algumas fotos' kkkk. Positivo é que já estás estudando espanhol vais poder se comunicar com tranquilidade. "Besos" :)

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!