Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

===> Pedro Abrunhosa - Cantor, pianista e compositor português <===


Anos atrás em uma de minhas idas a Porto Alegre, levei comigo na bagagem o CD recém lançado em Portugal de um cantor completamente desconhecido no Brasil. Era o ano de 1994 e o CD "Viagens" o primeiro do compositor português. Meu cunhado e fotógrafo Marcelo Oliveira levou o CD para um amigo que tinha um programa na Ipanema FM de Porto Alegre. Ele colocou duas músicas e foi um sucesso enorme. Uma sonoridade diferente, um sotaque por vezes pouco compreensível, mas musicalmente irrepreensível. Um pouco mais da história recente de Pedro Abrunhosa:
Pedro Machado Abrunhosa  (20 de Dezembro de 1960 - Porto, Portugal) é um cantor e compositor português.
Inicia cedo os estudos musicais mas mais seriamente em 1976. Termina o Curso de Composição do Conservatório de Música do Porto, após o que estuda e trabalha com os professores Álvaro Salazar e Jorge Peixinho. Faz o Curso de Pedagogia Musical com Jos Wuytack. Aos dezesseis anos já dava aulas na Escola de Música do Porto.
Em Abril de 1994 é editado o álbum “Viagens”, gravado conjuntamente com os “Bandemónio”. O disco é um enorme sucesso atingindo a marca de tripla platina. Neste álbum conta com a participação especial do saxofonista de James Brown, Maceo Parker. 
Vejam também o site oficial em: Pedro Abrunhosa Oficial
Escolhi dois vídeos diretos que coloco aqui no post. Através deles vocês terão acesso a outros.  Sugiro a música Viagens        Abraço, Flávio A. Portalet Jr.    

19 comentários:

  1. Pedro Ambrunhosa é MUUUUUUITO bom. Gosto demais das composições dele. Valeu! Beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivete :) ! Tá bem, já deves ter toda a discografia dele :) Beijo e obrigado!

      Excluir
  2. Escuché a dos canciones por Abrunhosa y me gusta la música en dos porque es tranquila. Creo que tiene voz diferente pero me gusta también. Gracias por compartir Flávio :) besos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijinho Olivia! Realmente ele tem uma voz diferente -algumas vezes eu não compreendo umas palavras mas ouvindo mais atentamente, percebemos...- Obrigado por teu comentário Olivia :) !!

      Excluir
  3. Já cá estava a pensar que a agora amiga Ivete ia falar bué de ruim do meu quase conterrâneo Pedro Abrunhosa. Ai Jesus Ivete (não a chamo mais de senhora pois tenho pra mais de 35 e aqui não estamos com formalidades)este gajo é muita bom pá, tem razão! Beijinho Ivete. Ah Flávius para você também pá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk ...folgo em saber da amizade com a Ivete mas não pude conter um tempo sem fim de risos e mais risos. Por outro lado, sem tomar partido, se a Ivete não gostasse não iria 'detonar teu quase conterrâneo' - tenho certeza disso -. Obrigado pelo comentário. FlávioooOOOO's kkkkk.

      Excluir
    2. Bons dias, Raposinha. Bom Dia Flávio. Bué de bom, mas muito bom mesmo, do Abrunhosa (DO Abrunhosa ou PARA O Abrunhosa???) Adoro a Lusolândia, não sei contar piada de português e “até li Saramago”. Mas foi um único livro... hahaha. Beijos e muito eu pra vocês.

      Excluir
  4. Flávio, até de música portuguesa já estou gostando e o culpado és tu. Obrigada, bem legal ele. Beijos e muita Cátia aqui do Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A comunidade portuguesa no Rio de Janeiro é das mais expressivas do Brasil. Gosto de mostrar que aqui não há somente "Roberto Leal" kkkkkk... que é divertido e bem humorado, diga-se de passagem. Caso minha 'culpa' seja esta, fico descansado. Obrigado pelo comentário Cátia :)

      Excluir
  5. Eu gostei do Abrunhosa. Obrigada, Flavio por compartir. Beijos Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostastes! Obrigado por comentar... é sempre bom e importante ter um feedback, seja ele qual for. :)

      Excluir
  6. Adorei a voz grave de Pedro Abrunhosa, e a melodia das músicas, especialmente deste último vídeo. Bjs e muita Joelma kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKkkkkk ... tive 'barrigadas de riso' ... Concordo com as observações quanto ao Abrunhosa... o 'muita Joelma' é que me matou de rir. Bj e obrigado por comentar :)

      Excluir
  7. Respostas
    1. Concordo António, acho que é dos melhores 'músicos' portugueses da atualidade.

      Excluir
  8. Gostei da música Flávio, sobretudo a segunda, Não desistas de mim. Bom gosto! Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da voz do "gajo"! Jamais aqui eu teria a possibilidade de ouvir tocar em alguma rádio.
    A letra é muito envolvente! Taí um intercâmbio bem melodioso! Parabéns pela ótima escolha! Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Helena, ele tem uma voz bem "grave" e melodiosa, embora em muitos momentos algumas palavras tornem-se "incompreensíveis" para ouvidos menos acostumados com o sotaque português (e do NORTE, ainda por cima). Obrigado! Bjs.

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!