Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

São Valentim - 14 Fevereiro - Dia dos Namorados - Valentine's Day

Hoje é dia de São Valentim, na igreja católica. Este dia, entretanto, ultrapassou os limites da religiosidade. Na Europa e nos Estados Unidos da América hoje comemora-se o "DIA dos NAMORADOS". No dia 14 de Fevereiro do ano passado (clique, é o link para 1 ano atrás, com música do Skank). Escrevo novamente pois a data é relevante em um mundo cada vez mais carente de amor. Este ano, entretanto, pesquisei mais e constatei que afinal, a igreja -em 1969- deixou de celebrar seu aniversário por achar que os dados a respeito do 'bispo casamenteiro' eram pouco consistentes. Escolhi duas músicas para 'sonorizar' o post, uma intemporal e absolutamente fantástica, "Eu não existo sem você" (Tom Jobim e Vinícius). A outra é portuguesa, com João Só e Lúcia Moniz. Ambas já fizeram parte de outros posts.

Versão mais conhecida - e romântica -
Durante seu governo, o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Ele acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidadeNo entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo escreveu uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
                   
Versão menos difundida - ignorada pelos namorados - 
São Valentim, um suposto mártir cujo aniversário a Igreja Católica deixou de celebrar a partir de 1969 por duvidar de sua identidade e até de sua existência.
Nas mais antigas listas de mártires, confeccionadas nos primeiros séculos da era cristã, existem pelo menos três santos com nome de Valentim: dois bispos sepultados em diferentes locais da Via Flamínia, em Roma e um terceiro que teria sido torturado e morto na África, todos eles lembrados em 14 de fevereiro.
Ao longo dos séculos, esses três Valentins foram se unificando na memória popular, dando lugar assim a um personagem, uma história e uma tradição que não pararam de se enriquecer ao longo dos séculos até se tornar uma lenda sobre alguém que de fato nunca existiu.
No entanto, vários poetas medievais europeus enalteceram o florescimento do amor nessa data, lembrando que é quando os pássaros começam a formar casais no hemisfério norte. Isso alimentou as versões segundo as quais se tratava de um santo vinculado ao amor romântico.

Comemore com quem gosta! Feliz Dia de São Valentim! Happy Valentine's Day!! Flávio A. Portalet Jr.

PS: Nos vídeos do You Tube, se clicarem no NOME da música, abre outra janela com todas as funcionalidades do YT.

26 comentários:

  1. Adorei Flávio. Já sentia falta de novidades no Blog. Como sempre, boas escolhas musicais. Lindo!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo estando do "outro lado do Atlântico" (e aqui não é comemorado o "Dia dos Namorados" nesta data e sim 12 de junho), me senti totalmente envolvida por um romantismo sem fim...
    E é simples, pelo menos pra mim, porque O AMOR não é vinculado a datas e sim a todos os dias...NÃO TEM DISTÂNCIA( mesmo que isso muitas vezes nos faça sofrer), pois a distância é a medida de um coração ao outro e não geográfica. Hoje em especial e em todos os outros dias me sinto "abraçada" ...e FELIZ! Que o amor ENVOLVA à todos...todos os dias! Então, um romântico dia de São Valentim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Helena, o amor e o carinho estão em todo lugar. Embora as 'datas comemorativas' sejam convenções sociais, culturais e mesmo geográficas, em todo planeta existe este sentimento tão bonito e necessário. :) Bjs.

      Excluir
  3. Lindo post! É para a Cátia? Feliz dia 14! Bjs do Rio..

    ResponderExcluir
  4. Ó brasuca, muita bom este post. Feliz 14 de fevereiro para todos nós mesmo com a crise do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nós aqui em Portugal vamos 'remando contra a maré' .. não podemos deixar a "troika" (FMI, Banco Central Europeu e CEE) afundarem nosso barco! Obrigado!

      Excluir
  5. Mira Flavio, el San Valentín 2013 la celebración se reduce porque no hay dinero. Felicidad! Besos de España.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de escrever para a 'Raposinha' que não podemos deixar que a crise toma conta de tudo. Não há dinheiro? Comemora-se com um abraço, atenção, carinho. :) Obrigado!

      Excluir
  6. Que delícia de ler e ficar informada. Adorei. Obrigada Flávio.

    ResponderExcluir
  7. =============================================================================
    Segundo minha amiga Regina, paulista de nascimento mas gaúcha de criação e coração, agora residente nos Estados Unidos da América, ... passo a citar:

    "É comum nos Estados Unidos no dia 14 de fevereiro a troca de cartões amorosos ou de amizade entre pessoas que nem mesmo são namorados.
    Amigos trocam cartões com amigos, pais e filhos trocam cartões uns com os outros, ou seja, não é necessário estar envolvido em um relacionamento amoroso com alguém para dar ou receber um presente ou cartão."

    ==============================================================================

    ResponderExcluir
  8. Flávio, que legal que recomeçou a escrever e logo com um post com músicas lindas. Adorei. Informando de forma ampla. Aqui na Inglaterra existe um pouco deste toque americano que sua amiga que vive nos EUA revela. Alguns mandam cartões para amigos, familiares, conhecidos.
    Obrigada e beijo.
    Ah, escreve mais por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Carla! Complementa aquilo que postamos... é sempre bom quando isto acontece! :)

      Excluir
  9. voce podia ter dado uma melhoradinha no meu texto, neh?..ta muito mal escrito..kk..bjusss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina .... kkkk ... eu fiz "copy / paste" de tuas indicações para ser fiel ao que escrevestes. Está claro e objetivo, todos vão compreender :) Coloquei em destaque aqui nos 'comentários' justamente para ficar evidente que era uma contribuição de alguém que vive nos EUA. Obrigado. Beijos para esta paulista-gaúcha-americana :)

      Excluir
  10. :) Lindas as duas versões para celebrar o amor, que deve ser comemorado todos os dias, em todas as suas várias formas: paixão, amizade, carinho, cuidados... Valeu, Flavito. Como sempre! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ivete :) ! Tens razão de "A a Z".. obrigado pelo teu comentário! Beijos Ivete!

      Excluir
  11. Flavio, aqui nesta data comemoramos o dia da amizade, o que não deixa de ser uma data em possamos nos doar ao outro, renovar laços ... dar o melhor de si ao outro .Assim como no Valentine´s day!!!
    Tudo gira em torno do amor, né isso?
    Lindo post Flávio. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana! Vi que existia dois comentários muito semelhantes, deixei o último. Pois é, o 'comércio' vai introduzindo novas datas de 'consumo'... como o tal Dia da Amizade. Pelo que falou minha amiga que reside nos USA, realmente lá é mais neste sentido: amizade.
      Aqui na Europa é mesmo o 'Dia dos Namorados'.
      Afinal, realmente tudo gira em torno do amor -quer maior prova de amor que uma amizade que atravessa anos e anos?- Obrigado por tuas palavras! :)

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!