Green Day, banda californiana criada em 1987. Estilo "punk rock" com diversas músicas no nº 1 da "Billboard". Têm diversos acontecimentos caricatos como uma "guerra de lama entre os músicos e o público", incentivada por eles, no Woodstock '94 que instalou a confusão geral. Em meio à música a lama rolou solta para todos os lados e foi vista em pay-per-view por todo o território americano. Na barafunda que se seguiu o baixista da banda Mike Dirnt acabou por ser confundido com um fã e foi derrubado pelos seguranças, perdendo dois dentes (pena que não era perto do meu consultório, já virava meu paciente rsrsrsrs). Mais tarde lançaram outros álbuns de sucesso. A sonoridade é boa, os rapazes brincam com algumas letras e foram indicados para diversos prêmios, arrebatando muitos deles. Fiquem com dois vídeos diretos e mais uns links para quem quiser ouvir. A música "21 Guns" faz parte da trilha sonora do filme "Transformers".
Ouçam "Wake Me Up When September Ends" uma bela balada, mesmo envolta em cenas de guerra. Também:
Esta banda americana de rock alternativo, formada em 98 em Los Angeles, com base em dois irmãos, Jared e Shannon LETO tem conseguido manter sua performance de uma forma bastante interessante, independente de ser ou não a "nossa praia". Com influências evidentes de grupos como o Pink Floyd, eles vão arrebatando multidões onde se apresentam. Assistam o vídeo pelo menos até onde a musica inicia mesmo (perto dos 50 segundos ...to Mars rsrsrs). Seja pelo inusitado, seja pelo visual ou apenas para conhecê-los - para quem nunca ouviu - vale um "look". São malucos mas mais "ligth" que as teorias econômicas do post anterior kkkk! Ouçam "Where the Streets Have No Name" que tem um bom embalo! Abraço, Flávio Portalet.
Aventurem-se também por outras músicas deles, basta clicar nos links abaixo:
====> Assunto chato mas necessário. Estejamos atentos, a economia mundial está insustentável. <====
Ao
que tudo indica, a Terceira Via ou o Terceiro Setor, como também
é conhecida, afirma-se como uma alternativa ao capitalismo. Em sua maioria
compõem-se de instituições “sem fins lucrativos” e formam a chamada “Economia
Social”. Ela tenta
reconciliar adireitae aesquerda, através de uma política
econômica conservadora e de uma política social progressista. À primeira
vista, parece ser uma corrente que apresenta uma aproximação entre ocapitalismodelivre mercadoe
osocialismo democrático.
A terceira via tem sua origem no governotrabalhistaque emergiu naAustráliano
final dadécada de 1980. Ganhou popularidade durante o governo deBill ClintonnosEstados Unidos. O
primeiro-ministro britânicoTony Blaire
sua facção dentro doPartido
Trabalhista, oNew Labour,
foram os defensores mais entusiastas da corrente. Este pensamento defende um "Estadonecessário", em que sua
interferência não seja, nem máxima como nosocialismo, nem mínima como noliberalismo. Também defende, entre outros pontos, aresponsabilidade
fiscaldos governantes,
o combate àmiséria, umacarga tributária proporcional àrenda,
com o Estado sendo o responsável pelasegurança,saúde,educaçãoe
aprevidência.
No Brasil, começou a existir para complementar o que o Estado
(“primeiro setor”) não fazia, viabilizando-se através de recursos da sociedade
civil e do “segundo setor” (privado/empresas), as ações das ONG´s resultam em
benefício público.
O mentor
intelectual da "terceira via" é Anthony Giddens diretor da London
School of Economics.No
entendimento de Giddens, o problema da antiga esquerda é que ela era muito
identificada com o Estado, enquanto a nova esquerda se identifica com a
democracia e a democratização do Estado. É um momento cuja força de trabalho
está crescendo, pois a antiga esquerda nunca esteve enfraquecida.
Giddens (Lord Giddens, please!) acredita que a globalização não é apenas econômica, mas também um
fenômeno social e intelectual: "E já não devemos voltar atrás. Acabou a
família, com a igualdade das mulheres; e acabou o Estado-Nação, com a vitória
do liberalismo econômico e a imposição do comércio mundial. Só resta nos adaptarmos e entrarmos na corrida".
Entendidos de plantão, ajudem com idéias e conceitos porque ao que parece a Europa caminha a passos largos para um colapso que só uma mudança generalizada de mentalidades a pode resgatar. Posso estar errado mas os indícios são de proporções faraônicas. O Rei vai nu, o povo vai nu, tá todo mundo nu ... mas o inverno está começando!
Desejando ouvir Lord Giddens na língua materna: http://www.youtube.com/watch?v=y1Etd6Sh6u0
Fontes: Google, Wikipédia e muitos artigos de macro economia. Escolhi no YouTube um vídeo para exemplificar ... ao menos ouçam o Coldplay rsrs! Grande abraço, Flávio Portalet.
Há quatros dias atrás coloquei uma música da anglo-georgiana Katie Melua, do filme "O Turista" (No Fear of Heights). Acho aquela música espetacular, seja pelo sonoridade, seja pela letra, seja por qual parâmetro pegarmos. Esta aqui é mais ou menos no mesmo estilo mas o vídeo é bastante interessante.
São apenas 03:42 de 'sofrimento' rsrsrs. Por favor, ouçam "I Cried for You" é linda! Abraço, Flávio Portalet.
Muita tinta já correu para falar do carinhoso e poético escritor Mário Quintana. Não tenho a pretensão de escrever nada de espetacular sobre este espetacular poeta (a cacofonia foi proposital rsrs), apenas pinçar alguns breves instantes da vida deste gaúcho de Alegrete (1906, Julho 30). Do ponto de vista pessoal eu diria que é incompreensível que ele nunca tenha sido escolhido para a "badalada mas que não serve pra nada" Academia Brasileira de Letras... oh, que nome pomposo para salvaguardar imortais da literatura brasileira e só para citar uns, regozijo-me com a escolha do afamado "escritor" José Sarney com sua única obra, na época, "Marimbondos de Fogo" "keke", ou o "ensaísta" dinâmico afamado no mundo por suas obras literárias Ivo Pitanguy todas de "cortar faces e tirar rugas de qualquer leitor, deste e de outros planetas"... a lista é longa e até nisto Quintana, que falava poesia, quando questionado sobre mais uma vez que não tinha sido escolhido para uma cadeira da prestigiada (?) academia (será que é de ginástica?) respondeu: "Eles passarão, eu passarinho" aludindo a que sentia-se leve e livre por lá não figurar. Um gênio. Viveu espartanamente por hotéis de Porto Alegre: de 1968 a 1980 no Hotel Majestic de onde foi despejado quando não pode pagar o quarto (nesta ocasião, o ex jogador do Internacional e da Seleção brasileira, Paulo Roberto Falcão, cedeu-lhe um dos quartos do Hotel Royal, de sua propriedade -linda jogada Falcão, cujo "defeito" foi ser do Inter e não do Grêmio rsrs- Uma amiga comum disse achar o quarto muito pequeno ao que Quintana respondeu de imediato: "Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas"); esta mesma amiga conseguiu anos depois, um apartamento no Porto Alegre Residence, um apart hotel no centro da cidade, onde ele viveu até falecer em 1994 -ao conhecer o espaço ele se encantou: "Tem até cozinha!". Pois é, este exemplo de ser humano foi considerado o "poeta das coisas simples" ... e de que é feita a vida, diria eu, senão de momentos simples.
(Hotel Magestic, hoje "Casa de Cultura Mário Quintana")
Vídeo do poema "Um Dia", música dos Titãs, Epitáfio.
Ficam duas frases dele, que gosto muito, entre as centenas que ele tem.
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."
Tenham todos um excelente começo de semana! Abraço, Flávio Portalet. Ah, até aqui Quintana foi expoente....
"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Pegando uma carona com Mário Quintana, anexo o link de um vídeo sobre PORTO ALEGRE, com a visão de pessoas de fora do Brasil. Obrigado a esta querida paranaense por tê-lo enviado. Tks, Nilva! http://www.youtube.com/watch?v=faIyuR_NSAk
O filme muitos viram. Um "triller" de ação e suspense com uma dupla de peso: Angelina Jolie e Johnny Depp como protagonistas. Não vou escrever sobre ele, é bonzinho, daqueles que já estão em exibição nos canais da TV a Cabo. A Trilha sonora, entretanto, merece uma "olhadinha" (com os ouvidos, rsrs). Destaco uma delas, que coloco aqui, em vídeo direto. É "No Fear of Heights", com Katie Melua. Quem não conhece, ouça por favor, seus ouvidos agradecerão, seja qual for o seu estilo de música. Aqui em Portugal, sobretudo na região de Cascais, o entardecer foi fustigado por temporais que alagaram tudo! Cheguei em casa com um bom motivo para ver o filme na TV e, agora, dividir com vocês a música para quem desejar "ver e ouvir". Um excelente final de semana a todos! Fiquem com Katie Melua britanico-georgiana, nascida em Kutaisi, República da Geórgia em Setembro de 1984. Grande abraço, Flávio Portalet. Desejando ver a letra em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=stC2zaaTUhI
... há outras músicas bem legais da mesma cantora!
Quando o Rodrigo cursava o 12º ano (último do ensino médio, aqui), o Colégio Marista de Carcavelos convidava os pais (um representando cada turma) a apresentarem um pequeno trabalho que seria exibido, das 08:00 às 10:00 na capela, para todos os que pudessem por lá passar quando deixassem seus filhos no Colégio. Foi-me entregue uma terça feira longínqua, faltavam muitas semanas para o "meu Bom Dia". Neste tempo fui em algumas terças, observar o que os pais apresentavam. Habitualmente era uma oração que ficava na entrada para que os interessados pegassem um exemplar se desejassem rezar um pouco. Assim foi durante algumas terças. Infelizmente nestas iniciativas aparecem pouquíssimos pais, a maioria delas nem mesmo o responsável pela apresentação do dia estava lá e compreende-se pois é a hora que estão indo para o trabalho. Próximo da minha terça feira, comecei a pensar com mais afinco no que apresentar. Desejava fazer alguma coisa diferente, dentro de minhas limitações evidentemente. Queria reunir Brasil com Portugal - o que nem sempre é uma tarefa consensual -. Pesquisei um pouco pela net, queria apresentar algo interessante para os alunos e não apenas para os pais. Encontrei o que queria, excedendo em muito minha idéia inicial: o grupo Legião Urbana, com a espetacular voz do Renato Russo, na música "Monte Castelo". A letra é inspirada na "Primeira carta de São Paulo aos Coríntios" (maior religiosidade, impossível); no "Poema Soneto 11, de Luís de Camões"(mais portugues, impossível) e cantada pelo "Legião Urbana" (mais brasileiro, no caso, impossível). Escrevi um pequeno texto e submeti a idéia ao coordenador que achou "interessante". Mesmo que ele mostrasse alguma reticência, pedi um computador ligado ao projetor e ao excelente sistema de som novinho em folha da capela... aquiesceu. Imprimimos 20 folhas, número mais que suficiente para os pais que apareciam habitualmente. Nesta manhã entretanto, o irmãos coordenador de Ensino do colégio passou logo cedo, antes de começarmos, pela capela. Falei do que me levava a juntar estas "personalidades": Legião Urbana (que ele desconhecia); a carta do apóstolo Paulo aos Coríntios (que sabia sobejamente) e o poeta de língua portuguesa mais influente através de séculos, Luís de Camões (que todos conhecem ou ouviram falar, ao menos, dos "Lusíadas"). Ele perguntou se eu estaria disposto a repetir aquilo não para os pais mas para uma turma de alunos... aceitei, logicamente. Ajustamos o vídeo do You Tube e o som começou a rolar na muito boa acústica da capela. Antes que a turma chegasse já tinham sumido as folhas todas, mandaram fazer mais cópias. Chegaram os alunos, quase sem excessão, demonstrando aquele "o que estou fazendo aqui habituê" rsrsrsrs mas atentos ao vídeo que foi colocado no começo até que todos estivessem sentados. Identifiquei-me e fui logo dizendo que eles teriam uma demonstração de que a religiosidade, um excelente grupo de música rock e temas tão intemporais como o Soneto de Camões e o "amor", poderiam estar maravilhosamente bem encaixados em uma linda música. Foi um sucesso, emocionante. Os olhinhos deles brilhavam com o belo som. Vieram mais umas três turmas assistir. Um belo momento que recordo com carinho e emoção. Ouçam Legião Urbana, Monte Castelo. Perdoem-me fui muito prolixo mas tinha que contar a história toda senão perdia a graça. Obrigado! Flávio A. Portalet Jr.
Ela chama-se Florence Welch, inglesa. É pouco divulgada no Brasil onde nunca atuou mas os mais atentos ao que acontece no panorama musical internacional já ouviram falar de "Florence + the Machine" que é o conjunto da cantora com sua banda de apoio. Ano passado estiveram duas vezes em Portugal, uma em Lisboa (Aula Magna) e outra, meses depois no Festival "OptimusAlive!" aqui pertinho, em Algés. O 1º álbum só foi lançado em 2009. Originalmente, aqui pela Europa, diz-se que eles praticam uma combinação de vários gêneros, incluindo rock, indie, folk e soul... querem mais? rsrsrs. A sonoridade é legal, os arranjos bem estruturados, pela diversidade de influências e liberdade de criação vale a pena ouvir ao menos uma das músicas. Deixo um vídeo direto e mais uns links para outras músicas. Ah, eles compuseram a trilha sonora de "Eclipse", terceiro filme da saga Crepúsculo (Heavy in Your Arms) -não é exatamente minha preferida mas ficava bem dentro do contexto do filme-. Curtam -ou não- Florence + the Machine! Flávio A. Portalet Jr.
É dos últimos vídeos da famosaBeyoncé Giselle Knowles, ou somente Beyoncé, americana de Houston, Texas (04 Set 1981). Ela já vendeu + de 50 milhões de CD's e continua empolgando pelo seu ritmo fantástico e dançante. Procurem ver o vídeo em HD, com um som "na medida" para sentir a batida e o ritmo muito legal desta música. Coreografia impecável, imagens em close muito legais. Let's dance, aproveitem 11.11.11. A foto não tem "créditos" porque é um Print Screen que eu fiz do vídeo. Abraço, Flávio A. Portalet Jr.
Há dois meses atrás, dia 10 de Setembro, tentando escapar ao óbvio do dia, que só falava no ataque terrorista às Twin Towers nos USA (de uma forma sensacionalista e oportunista, distanciada daquilo que mereciam as inocentes vítimas e familiares da barbárie de que o homem é o único ser capaz de realizar) resolvi começar a escrever este Blogue.
Tenho tentado ser tão abrangente quanto possível, tão objetivo quanto sou capaz, eclético na escolha dos temas, das músicas, daquilo que divido com vocês.
Meu mais sincero OBRIGADO a todos que aparecem por este cantinho da net para ler e eventualmente dar sua opinião (o que é desejável pois só assim podemos tornar o Blogue mais dinâmico). De coração, muiiiito obrigado a todos. A meu ver os números continuam sendo expressivos -evidente que há zilhões de Blogues com muito mais visualizações mas o nosso tem um comportamento interessante-. Cerca de 13 países, mais de 5.260 visualizações globais (3.096 das quais nos últimos 30 dias). Segue cópia das "estatísticas" retiradas da própria página às 12:50 -Hora GMT-. No mapa os tons de verde indicam os países que mais acessam. Os 5 posts mais lidos, individualmente -ouvindo as musicas, vendo os vídeos ou fotos- por ordem:
1. PORTUGAL, chega de crise, crise, crise ... o que precisamos 99 visualizações individuais
2. 24 de Setembro - FILHO !!! 88 visualizações individuais
3. ==== Porto Alegre é que tem ... 239 aninhos! ... 66 visualizações individuais
4. Dividir idéias e conceitos para enriquecer com todos 52 visualizações individuais (PRIMEIRO POST)
5. Pam ... peluda, irreverente e carinhosa 51 visualizações individuais
David Fonseca é um bom exemplo de que a música portuguesa de qualidade ainda não ganhou espaço em mercados gigantescos como o Brasil. Uma miríade de cantores de qualidade medíocre vendem dezenas de milhares de CD's no diversificado mercado brasileiro, que sucesso não faria este "portuguinha" com a voz melodiosa e canções interessantes? Nasceu em Leiria, uma cidade pequena para os moldes do Brasil, com cerca de 128 mil habitantes todo o município - 42 mil a cidade - que data de 1142 (a data é esta, ainda corríamos pelas praias isoladas da "Terra Brasilis" rsrs). Fica a apenas 140 km de Lisboa (aqui tudo fica pertinho). Mas ouçam o David Fonseca. Deixo aqui dois vídeos diretos e mais uns links de outras musicas legais dele (na minha concepção, claro). Curtam!! Ah, ele fazia parte de um grupo que já não existe mais, o "Silence 4" onde era, claro, o vocalista. Há pelo menos uma música com eles. Ouçam um pouco ao menos de cada uma e depois digam o que acharam. Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.
Registramos hoje a entrada da Índia em nosso Blogue. Trata-se "apenas" do segundo país mais populoso do planeta, de muitos contrastes em todos os aspectos. Ultra desenvolvido e exportador de mão de obra qualificada (sobretudo no campo da informática), detentor de números superlativos, berço do magnânimo Mahatma GHANDI, das especiarias que impulsionaram as "descobertas dos Novos Mundos" (onde chegou o portuges Vasco da Gama, em 1498). A par com uma sociedade multifacetada. Ficou mais conhecida do dia a dia dos brasileiros após uma das últimas grandes novelas da Rede Globo "Caminho das Índias" (2009). Que a passagem pelo nosso Blogue seja para ficar, conhecer e dar-se a conhecer. Estamos todos ávidos pelos saberes & sabores indianos. Nas fotos, a do Taj Mahal escolham ver "tamanho original" para observar os detalhes!Namastê!!(Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te" - segundo pesquisa na net-). Flávio A. Portalet Jr.
Turismo em Portugal, vídeo premiado(na Polônia, no Film, Art & Tourism Festival, Varsóvia, na categoria “The best film promoting country, region or city” -2º lugar entre 220 concorrentes-)... coloquem o som bem alto e a resolução máxima :)
Crise: Perigo - Oportunidade
Portugal está no epicentro da propalada "crise europeia", capitaneada pela Grécia e a já quase esquecida Irlanda. Cada um dos três países ditos periféricos trata de curar suas feridas, reorganizar as economias, empobrecendo mais e mais suas populações em nome do jugo "Comunitário". A Comunidade Européia está cobrando um preço elevado demais destes povos, por uma desorganização orçamental da qual fez parte e é das principais responsáveis. Em nome dos "grandes produtores franceses" (com a agricultura mais subsidiada do mundo -que só foi vencida em sua arrogante petulância, anos atrás, por iniciativa do Brasil, que denunciou este elevado grau de subvenção estatal-) destruiu-se a agricultura portuguesa, indenizando pequenos agricultores mas condenado-os a "não mais produzir". Acabaram com o setor das pescas, um ícone português, em nome de subvenções e aumentos de quotas para países que nem barcos pesqueiros tinham (!! acreditem!!) Tentaram sucatear o setor dos calçados, dos têxteis e até mesmo do vinho, sobejamente conhecido como um dos melhores do mundo! Por inépcia de diversos governos agora temos o país esfrangalhado, com uma economia débil e "comunitáriodependente" (palavra nova rs).
Prefiro ver a crise como veem os chineses. O ideograma chinês que representa a palavra "crise" compõe-se de dois caracteres: um significa PERIGO o outro, OPORTUNIDADE. É aí que devemos intervir com força e determinação. Portugal tem uma diversidade geográfica espantosa e linda, praias belíssimas que encantam turistas tropicais. Uma gastronomia mediterrânica de fazer inveja, os azeites mais puros do mundo e dos melhores vinhos tintos. Portugal não precisa dos caríssimos empréstimos da chamada "tróika" (Comissão Européia, Banco Central Europeu e F.M.I. -este bem conhecido dos brasileiros, que nos extorquiu e impediu de crescer durante décadas a fio!). Estas sanguessugas institucionalizadas destroem empresas, jogam famílias na ruína em nome de salvaguardar a sustentabilidade do sistema ....bancário!! Sim, os mesmos que emprestaram dinheiro sem aval, sem controle, sem nexo, agora cobram daqueles a quem emprestaram que os "salve e sustente". É a lógica do inverossímil. Portugal precisa de ti! Precisa de todos nós. Deixemos as sanguessugas engordarem seus rechonchudos bolsos e sejamos nós a levantar o país!
No Brasil, comprem produtos portugueses! Experimentem os espetaculares VINHOS tintos do ALENTEJO (região centro sul do país) onde também se produz dos melhores AZEITES do mundo (compre os de MENOR grau de acidez, pois são extraídos na primeira prensagem das azeitonas, ainda sem precisar aquecer a mistura que, para soltar mais azeite, necessita de calor e aí a acidez vai aumentando -os extra virgens, com acidez inferior a 0,7% são os melhores... há amigos que riam quando eu dizia isto :) ...). VISITEM Portugal, há voos diretos de Porto Alegre, Rio, São Paulo, Campinas Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador... daqui a TAP os leva para toda a Europa com dezenas de voos diários. É disto que Portugal precisa: vender seus MELHORES PRODUTOS, aquilo que a "Comunidade se encarregou de tentar desmantelar". Venham a Portugal, consumam o que aqui se produz... seja a fina e clássica porcelana "VISTA ALEGRE", sejam os sabores tradicionais ou o famoso Vinho do Porto. Assistam a estes dois vídeos sobre o país, um deles premiado recentemente. Chega de crise, queremos crescer! Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.
A capital dos gaúchos, cidade de grandes memórias para muitos dos que leem este Blogue, pelos mais diversos motivos. Uma capital bastante dinâmica e avançada. Passou a dominar o cone sul da América. Hoje tem vôos diretos para a Europa, por enquanto 5 semanais da TAP Air Portugal, ligando diretamente à Lisboa, desde Junho deste ano (com ocupação de mais de 88% atraindo uruguaios, argentinos e todo sul do Brasil). A Air France já mostrou interesse em iniciar com 3 voos semanais, direto a Paris. A capital dos gaúchos tem dois times "Campeões do Mundo", com a maior rivalidade que se conhece no Brasil rsrsrs. Tem a rua mais bonita do mundo (Rua Goncalo de Carvalho, em Moinhos de Vento, em que as árvores fazem um túnel verde magnífico -foto-), tem o eterno Mario Quintana...há tanto para ver e ouvir que o melhor é ir até lá. Excelentes Hotéis, Restaurantes de todos os tipos e gostos e os melhores espetáculos que aportam no Brasil, vão a "Poa". Mas para quem como eu que vive distante há quase 22 anos, mesmo indo diversas vezes, ouvir e ver este vídeo é algo de dar nó na garganta. É impossível não ficar comovido. Talvez qualquer brasileiro que esteja longe mas mesmo quem está pertinho deve sentir um aperto qualquer (que não seja do sapato, da calça jeans, da camiseta ... isto é gordura e não emoção rsrsrsrs). Grande abraço a todos! Vejam o vídeo, são apenas 02:34 e vale a pena! Grande abraço a todos, Flávio A. Portalet Jr.
PS: A formatação dos "posts" é feita no Gloogle Chrome resolução de 1600 x 1200, peço desculpas se aparecer um pouco desconfigurado em algumas telas. Sorry!
Feliz chegada, nos últimos 3 dias, de quatro novos países para nosso Blogue. Mais propostas, idéias, música e tudo que vier à nossa cabeça. Bem vindos sejam Chile, Panamá, Holanda e Porto Rico. Todos eles com as mesmas cores em suas bandeiras. Coincidências!
Enriquecemos com a chegada de vocês! Sejam bem vindos, a casa é nossa! Aproveitando o momento, ouçam a portorriquenha Kanny García com seu ritmo romântico e caribenho em "Hoy Ya me Voy" (2007).
Continuem visitando-nos, vamos fazer deste cantinho da net um lugar para expressar nossos valores, nossas culturas e a dos países que nos acolhem. Assim aprendemos todos! Grande abraço, Flávio A. Portalet Jr.