Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Mário Quintana, vida com poesia ! O poeta das coisas simples!

Muita tinta já correu para falar do carinhoso e poético escritor Mário Quintana. Não tenho a pretensão de escrever nada de espetacular sobre este espetacular poeta (a cacofonia foi proposital rsrs), apenas pinçar alguns breves instantes da vida deste gaúcho de Alegrete (1906, Julho 30). Do ponto de vista pessoal eu diria que é incompreensível que ele nunca tenha sido escolhido para a "badalada mas que não serve pra nada" Academia Brasileira de Letras... oh, que nome pomposo para salvaguardar imortais da literatura brasileira e só para citar uns, regozijo-me com a escolha do afamado "escritor" José Sarney com sua única obra, na época, "Marimbondos de Fogo"  "keke", ou o "ensaísta" dinâmico afamado no mundo por suas obras literárias Ivo Pitanguy todas de "cortar faces e tirar rugas de qualquer leitor, deste e de outros planetas"... a lista é longa e até nisto Quintana, que falava poesia, quando questionado sobre mais uma vez que não tinha sido escolhido para uma cadeira da prestigiada (?) academia (será que é de ginástica?) respondeu: "Eles passarão, eu passarinho" aludindo a que sentia-se leve e livre por lá não figurar. Um gênio. Viveu espartanamente por hotéis de Porto Alegre: de 1968 a 1980 no Hotel Majestic de onde foi despejado quando não pode pagar o quarto (nesta ocasião, o ex jogador do Internacional e da Seleção brasileira, Paulo Roberto Falcão, cedeu-lhe um dos quartos do Hotel Royal, de sua propriedade -linda jogada Falcão, cujo "defeito" foi ser do Inter e não do Grêmio rsrs- Uma amiga comum disse achar o quarto muito pequeno ao que Quintana respondeu de imediato: "Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim tenho menos lugares para perder as minhas coisas"); esta mesma amiga conseguiu anos depois, um apartamento no Porto Alegre Residence, um apart hotel no centro da cidade, onde ele viveu até falecer em 1994 -ao conhecer o espaço ele se encantou: "Tem até cozinha!". Pois é, este exemplo de ser humano foi considerado o "poeta das coisas simples" ... e de que é feita a vida, diria eu, senão de momentos simples.
                                                                       (Hotel Magestic, hoje "Casa de Cultura Mário Quintana")

Vídeo do poema "Um Dia", música dos Titãs, Epitáfio.

Ficam duas frases dele, que gosto muito, entre as centenas que ele tem.
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."
"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."

Tenham todos um excelente começo de semana! Abraço, Flávio Portalet.
Ah, até aqui Quintana foi expoente....
"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."


Pegando uma carona com Mário Quintana, anexo o link de um vídeo sobre PORTO ALEGRE, com a visão de pessoas de fora do Brasil. Obrigado a esta querida paranaense por tê-lo enviado. Tks, Nilva! 
http://www.youtube.com/watch?v=faIyuR_NSAk

4 comentários:

  1. Flávio, muita sensibilidade tua nesta homenagem ao "nosso" Quintana, poeta de alma leve, feito passarinho. Este poema que escolhestes "UM DIA", nos faz "acordar" pra vida.
    E ainda o "golpe de misericórdia" pra mim, foi a música, "Epitáfio", simplesmente sempre vou as lágrimas! kkk Acho ela verdadeira...
    Parabéns, belas escolhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helena, realmente o Quintana foi, é e continuará sendo um poeta encantador, seja pela simplicidade com que traduzia a natureza humana, seja pela leveza com profundidade em suas palavras. :)

      Excluir

  2. Sarney e Pitanguy ? Poxa..."Marimbondos... me mordam!
    "Eles passarão, eu passarinho".
    O Quintana sabia das coisas.
    Gostei do teu comentário.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosa! Realmente é dose pra leão aguentar a politicagem da "Academia brasileira de Letras"...

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!