Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

01. Praga - Prague - Praha - Prag - Прага - 布拉格 - Πράγα - ปราก - براغ


Sendo a 2ª opção mais escolhidas de nossa sondagem, com 60% de votos, estava a rubrica “Curiosidades sobre cidades”. Desenvolvendo esta opção, escolhi a belíssima cidade de Praga, capital da República Checa (ou Tcheca), para iniciarmos uma série de posts sobre cidades.
Praga  (em checo: Praha) está situada na margem do Rio Vltava (Moldava). Conhecida como "cidade das cem cúpulas", Praga é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. É o principal centro econômico e industrial da República Checa. Situada na Boêmia central, a cidade localiza-se sobre colinas, em ambas as margens do rio Vltava. O curso sinuoso do rio através da cidade, cheia de belas e antigas pontes, contrasta com a presença imponente do grande Castelo de Praga em Hradcany, povoado que surgiu fora dos muros do Castelo, por volta de 1320.
Sempre ouvia falar que a cidade tinha a beleza e o charme de Paris. Depois de ter estado alguns dias por lá, acho que não só o que se fala é verdadeiro como Praga tem muitos encantos que Paris, ao longo destas últimas décadas, veio perdendo.
Os locais mais interessantes estarão em ‘links em negrito’ para apreciação mais detalhada de quem desejar. As fotos são minhas, exceto brasões e similares.
A história da cidade remonta ao século IX e está intimamente ligada ao “Castelo de Praga” onde nada mudou depois de 1700.
Tentando fazer um apanhado das múltiplas opções que a cidade oferece com ajuda de guias e de lá ter estado, ficam algumas das principais atrações (evidente que há muito, muito mais para ver) coloquei links, normalmente da Wikipédia caso queiram saber mais (basta clicar nos nomes):

1.  Castelo de Praga: Apesar dos incêndios e invasões conserva igrejas, capelas, salões e torres de todos os períodos da sua história. Foi capital do Sacro Império Romano e hoje é a residência oficial do presidente da República Checa. 
2.  Catedral de São Vito: Espetacular catedral gótica , está dentro das muralhas do Castelo. É atração obrigatória por sua beleza. Começou a ser construída em 1344.
3.  Ponte Carlos: Fantástica, é testemunha de mais de 600 anos de procissões, batalhas, execuções e ultimamente, filmagens. Possui 30 estátuas de santos e figuras religiosas – todas reproduções pois as originais estão nos museus da cidade. Evitar de ir próximo ao meio dia quando fica 'lotada'.
4.  Praçada cidade Velha: Imperdível. Nela está a Igreja de Nossa Senhora de Týn, muito bonita. Era um mercado até o século XI mas em 1338 construiu-se aí a Câmara da Cidade Velha onde está o “Relógio Astronômico”, belíssimo (é possível subir à Torre mais alta que tem excelentes vistas. Para quem gosta de fotografar é fantástico).
5.  Galeria Nacional: É considerado o primeiro edifício ‘funcionalista’ oficial da Europa. Dizem que até “Le Corbusier” ficou impressionado quando o visitou em 1928! Além de obras de artistas checos, há muitas contribuições de mestres internacionais dos séculos XIX, XX e XXI.
6.   Convento de Santa Inês: Outro edifício gótico impressionante. É do século XIII, fundado em 1234 pela princesa Inês que abdicou da vida da corte para se dedicar à vida espiritual. A Galeria Nacional expõe aí sua coleção de arte medieval. Em 1989 o Papa João Paulo II (o mais querido dos Papas que já se viu) canonizou Inês.
7.   Praça Venceslau: É uma praça monumental e super movimentada. Tirei montes de fotos nesta enorme praça que tem 3 estações de metrô ocupando uma vasta área. É circundada por edifícios muito bonitos. Na Páscoa (época que estivemos por lá) há feiras comemorativas por todo lado. Uma das principais fica aqui. Tem o Museu Nacional, a Estátua de S. Venceslau, o Memorial Comunista, o Grande Hotel Evropa (escreve-se assim mesmo e toma-se excelente café com bolos nacionais).
8.  Menino Jesus de Praga – Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa: Embora seja muito conhecido mundialmente, não parece ser uma das atrações que mais os checos dão a conhecer ao mundo. Procurei pela igreja onde está a imagem. Casualmente estava exposta uma imagem da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
9.  Monte Petřín: Escreve-se assim mesmo, com um acento circunflexo invertido sobre a letra “r” …é mole? É coberto de floresta e pomares com mais de 300 metros tem fantásticas vistas sobre a cidade. É tranquilo e bem cuidado. Obrigatório subir os 299 degraus da Torre de Observação com cerca de 64 metros de altura. Veja a bonita Igreja de São Miguel, em madeira, transportada parte a parte até Praga, quando o vale em que foi construída, na Ucrânia, foi inundado. 
10. Antigo Cemitério Judeu: É um memorial à comunidade judaica que vivia em Praga. Como era o único e pequeno, as lápides foram amontoando-se. Há mais de 200.000 ali enterrados. O primeiro foi em 1439 e o último em 1787. É muito visitado. 
                                        
                                       
Observações: Formatado para Google Chrome (no Internet Explorer as fotos podem ficar fora do lugar). Esta é apenas uma pequena mostra de Praga que é uma cidade fantástica em todos os aspectos. É relativamente barata para ir. O metrô funciona muito bem, compre passes para 2, 3, 4 dias (serve para os bondes elétricos - não esqueça de 'assinar' o passe na parte de trás pois as multas são elevadas). Ir à Ópera, que é magnífica, é bastante acessível... não perca! Clicando nas fotos aparecerá o nome do lugar (quando escolher a opção 'salvar foto'). Os cristais tchecos são especiais mas compre-os em boas lojas .. é esperado que regateie o preço. 
Antes de ir à Praga, passe por Lisboa!!! :) Abraço, Flávio A. Portalet Jr.                                    

11 comentários:

  1. Flávio, achei maravilhoso o post. Que vontade de ir pra lá agora mesmo! Obrigado, Flávio. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cláudia! É sempre bom visitar lugares interessantes. Praga realmente é fantástica, vale a pena.

      Excluir
  2. Flavio, eu aqui no Rio de Janeiro mas fiquei doida pra ir para o Rio Vltava ..ai, como se lê isto? Beijos da Cátia do Vltava hihihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cátia, melhor dizer "Rio Moldava" que também serve rsrs. Agora, 'Cátia do Rio Vlatava' foi boa kkkkkk.

      Excluir
  3. Wow there is a lot of history and beauty there, but what I am stuck on is that smile. Loveliness! He is your son so part of that compliment is yours. :P Wowza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 'rapazes Portalet' agradecem kkkkk, obrigado Olivia, o Rodrigo realmente tem um sorriso encantador ... mas eu sou 'suspeito' para dizer isto. Beijinho.

      Excluir
    2. Haha yes, those Portalet boys. And yes, you are right in saying that :)

      Excluir
  4. Que lindura! Praga está nos meus planos. Só lamento que deverei ir em grupo ou excursão, já que tudo lá é desconhecido. Não dá pra perder tempo procurando informações.Sou redondamente analfabeta em tcheco, em alemão ou russo. Apertando bem, será que eles não falariam um portuguesinho bem baratinho? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivete, é uma linduuura feito trigo pronto para colher rsrs. Não tens que te preocupar com o idioma tcheco pois acho que nem eles se entendem perfeitamente :)
      Um pouco de inglês ou mesmo espanhol dá e sobra. É tudo muito bem indicado, não tem erro, dá pra ir sem excursão sim! Que consegue colocar um acento circunflexo de cabeça para baixo, numa letra "R", fala todos os idiomas do planeta kkkk. Bjs

      Excluir
  5. Začnem cvičiť Dutch, pretože nebol nájdený v slovenskom jazyku Prekladateľ. :)

    ResponderExcluir
  6. Ivete, que baita sacanagem! Estou há mais de 35 horas no Google Translator e só agora, depois de uma semana, descobri, com o auxílio de um E.T., que tu escrevestes em eslovaco sua malvada... eu falei sobre "Praga" e não sobre "Bratislava" (capital eslovaca). Vou dizer pro pessoal da Google que esta coisa do translator pode ser um perigo...kkkkk. Ah, os holandeses não têm nada a ver com a história, ok? Bjs..
    Agora, no teu idioma preferido:
    "Iveta že peklo Slutty! Som viac ako 35 hodín v Google Translator a až teraz, po týždni som zistil, s pomocou o ET, ktoré ste napísali v slovenských jeho zlý ... Hovoril som o tom "Praha" a nie o "Bratislava" (slovenčina kapitál). Poviem zamestnanca, že táto vec môže byť Google Translator nebezpečenstvo ... kkkkk. Ah, holandský nemajú nič spoločného s príbehom, ok?"
    ---------------> toma... ainda virastes "IvetA" kkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!