Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Garota de Ipanema": 50 anos de sucesso, ciúmes e disputas judiciais


                                                                                                                                                                             

Em 2 de agosto de 1962, Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes, o baterista Milton Banana e o contrabaixista Otávio Bailly fizeram a primeira interpretação pública de "Garota de Ipanema". Era o começo da história de sucesso da mais famosa música da Bossa Nova (clicar para ler sobre). A jovem que inspirou Tom Jobim e Vinícius de Moraes a escrever "Garota de Ipanema", Helô Pinheiro, hoje uma senhora de 67 anos, recorda como teve de apressar seu casamento na época para apaziguar a explosão de ciúmes de seu namorado quando soube da música, que completa 50 anos de sucesso e que também lhe custou desgostos nos tribunais. "Minha vida mudou quando revelaram que eu era sua inspiração, não acreditava, me emocionei e demorei para entender o que significava", diz Helô, que deslumbrou os criadores do símbolo da Bossa Nova. Em 1962, Vinícius e Jobim dedicavam horas de culto ao uísque (kkkk) refugiados no Bar do Veloso, da antiga Rua Montenegro (hoje Vinícius de Moraes), em Ipanema, no Rio de Janeiro, de onde espiavam o "doce balanço" dos quadris dessa jovem quando ia à praia ou levava recados a seus pais. Passaram 50 anos daquela cena casual que Helô lembra com carinho no estúdio de televisão de São Paulo onde apresenta um programa de saúde para a terceira idade. A canção apresentada ao público carioca no dia 2 de agosto de 1962 teve seu verdadeiro reconhecimento como sucesso internacional quando, três anos mais tarde, alguns artistas americanos tomaram a melodia como influência. No auge de sua fama, posou para a revista "Playboy", onde voltou a aparecer com pouca roupa aos 56 anos, ao lado de sua filha Ticiane, então com 24 anos. Helô admite que o pior momento de sua fama foi em 2001, quando os herdeiros de Tom e Vinícius a processaram por explorar comercialmente o nome "Garota de Ipanema", que ela usa em sua loja de roupas. O conflito judicial foi resolvido no ano passado com um acordo entre as partes, o que, admite, causou "um prejuízo econômico e psicológico" para ela. 
Embora com baixa qualidade, escolhi um vídeo onde estão Jobim e Vinícius. (clicar no nome da música, na janela do You Tube para abrir com todas as funcionalidades).   Abraço e minha homenagem a todas as lindas "garotas do Brasil e deste mundo afora"! Flávio A. Portalet Jr.

14 comentários:

  1. Que dez Flávio! Pena que o bar virou uma coisa e como era já não existe mais. Tomado por garotas, não de Ipanema mas de programa. Pena. Legal a lembrança. Beijos da vem Cá_tia do Rio de Janeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cátia, já tive oportunidade de passar por lá tempos atrás e realmente já era diferente. Independente disso, ficará eternamente ligado a esta música simples e fantástica (até pq até a rua mudou de nome:)). Obrigado.

      Excluir
  2. É, neste caso tenho que concordar que fica melhor escrever - garota de Ipanema - do que a - gaja da Costa da Caparica- kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Raposa", para uma música assim, aqui em Portugal, o mais aproximado seria chamar, a meu ver, da "a rapariga da... -escolha a praia- " pois embora "gajo" seja bastante comum a qualquer pessoa do sexo 'masculino' , "gaja" tem uma conotação um pouco pejorativa. :) ... aí utilizar o "rapariga" (que no Brasil, em alguns estados, não tem igualmente 'boa conotação' rsrsrsrs - coisas da língua de Camões!

      Excluir
  3. Flavio, puede ser una Garota de Aruba ? uma linda isla de Venezuela? jajaja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que poderia até porque Aruba é uma ilha muito famosa. Precisamos é encontrar um 'Tom Jobim e um Vinícios de Morais' do local :)

      Excluir
  4. Quem não gosta desta música, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé... (Samba da Minha Terra do Dorival Caymmi) claro que na musica a palavra é 'samba' mas serve o verso para 'garota de Ipanema'. É incrível como toca em todo lugar, até aqui no frio dos ingleses. Boa! beijos.

    ResponderExcluir
  5. Dizem as estatísticas que "Garota de Ipanema" é a música brasileira mais tocada no mundo. Ufa! Ainda bem. Ainda bem que Michel Teló "ainda" não está nessa lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum comentário "escapa"... desculpa Ivete pois a resposta vai 1 ano e 2 meses depois: Graças ao Pai do céu que assim o é ... quando o Michel Teló e toda a horda semelhante chegar a estas posições, está na hora de repensar a música (aquilo é música??).

      Excluir
  6. kkkkk concordo com a Ivete! Ainda bem que a nossa MPB sobrevive a estes "apelos" de Telós da vida... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, exatamente o que acabei de escrever para a Ivete, Helena!

      PS: Obrigado pelo comentário, graças a ele vi que não tinha respondido ao da Ivete :)

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!