Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

Bóson de Higgs -2- Uma explicação mais "palpável" - Entenda o que é...

                  

No dia 4 de Julho, dia da Independência dos U.S.A., foi anunciado, no CERN (Veja post desta data clicando) a descoberta da "Partícula de Higgs" ou, como ficou conhecida, "Partícula de Deus". Embora o achado ainda careça de diversas comprovações, era muitíssimo esperado pela comunidade científica de todo planeta. Caso comprovada, será a maior descoberta do século dada a importância do assunto. Para todos nós fica a questão básica: o que é e para que serve, afinal de contas! 
A bem da verdade, nem os mais renomados físicos e cientistas do mundo sabem exatamente a resposta. Vamos tentar, em poucos tópicos (além do vídeo) elucidar um pouquinho do que ficou para trás. Como publiquei o post na hora em que aqui na Europa era divulgado o 'acontecimento' e ainda era madrugada no Brasil e nos USA, muitas idéias ficaram embaralhadas pelo turbilhão de notícias que vinham dos 4 cantos do mundo.
1. Para que serve o "BÓSON (BR) bosão (PT)" de Higgs: Ele seria o responsável por dar MASSA à matéria, isto é, fazer com que ela tenha 'uma forma' seja ela qual for... tudo que existe no universo.
2. Por que "Partícula de Deus"?: A expressão vem de um livro de 1993, do Nobel de Física Leon Lederman que desejava colocar o nome de "The Goddam Particle" = partícula MALDITA, tamanha a dificuldade e o dinheirão gasto para encontrá-la há décadas. O editor acho que seria 'ofensivo' e mudaram para "The God's particle" = partícula de Deus, sem conotação religiosa mas mais ameno para um livro.
3. O que se descobriu afinal? No Acelerador de partículas do CERN (ver foto do gigantesco túnel no post do dia 4 de Julho), acontecem cerca de 40 milhões de 'colisões de partículas' - prótons - POR SEGUNDO. Estes choques produzem outras partículas que não detectamos na natureza mas existiam nos primórdios da criação do Universo (Big Bang , para quem quiser saber mais, clicar). Este mes, duas das milhares de experiências detectaram esta NOVA PARTÍCULA, coincidente com a massa descrita para o 'bóson de  Higgs". Há mais de 50 anos se esperava por este momento por isso o grande alvoroço entre cientistas sendo dado como a maior descoberta do século se confirmada.
4. O que acontecerá a seguir? Começa outra fase igualmente complicada: provar que é realmente o que se procura há décadas, "a existência da partícula de Higgs". É preciso conferir se as propriedades são as esperadas, medir o "spin" (rotação), para ver se é "ela"!
5. O que vamos fazer com esta descoberta? Ainda não é possível avaliar a dimensão disto tudo. Quando Albert Einstein falou dos "fótons" todo mundo científico achava que não tinha NENHUM interesse prático. Hoje em dia todos andam com seus "telefones celulares", têm aparelhos de DVD, sensores em casas e lojas, enfim uma panóplia de descobertas graças aos ... fótons! Somente as pesquisas dos cerca de 10 mil cientistas que trabalham para o CERN já ajudaram a 'inventar' os aparelhos de TAC e de Ressonância Magnética, por exemplo.
De qualquer forma, houve cientistas, como do Argonne National Laboratory, nos USA (clicar para ler) que já vieram a público falar mal da hipotética descoberta mas é sempre assim em ciência. Também proliferaram as piadinhas na net... normal. Espero que com este post a questão fique ao menos mais clara. Abraço, Flávio A. Portalet Jr.
PS: Happy birthday Olivia! The youngest reader and commenter of our Blog.

5 comentários:

  1. Flávio, este assunto é complicado mesmo mas este post ficou bem mais claro que o anterior. Obrigada e beijo da Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço. Também achei que o 1º post ficou um pouco confuso. Ainda tentei filtrar ao máximo as informações que apareceram na hora mas era muita confusão. Obrigado pelo comentário. Flávio.

      Excluir
  2. Flávio, eu bem que tinha pedido mais explicação na outra postagem. Melhorou. Nota 10+1
    Bjs da Cátia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão Cátia kkkk. Aqui está um pouco mais de explicação. Obrigado!

      Excluir
  3. Esse post de julho/12 foi um "avant-première" da "coroação " dos gênios Peter Higgs e François Englert. Enfim, hoje dia 08/10/13 reconhecidos, recebem o NOBEL por anos de dedicação e pesquisas. Pois é, somos todos "partículas"...portanto, ninguém é melhor que ninguém! kkkk VIVA A FÍSICA! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!