Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

2013, Ano Internacional da ONU para a Cooperação pela Água !!!!


Todos nós sabemos que o planeta Terra é formado de aproximadamente 70% de água, não é mesmo? Mas o que nem todo mundo sabe é que a maior parte dessa água (97,50%) é salgada e imprópria para o consumo. Da água doce, 2,493% estão em lençóis subterrâneos ou congelados nos polos e apenas 0,007% está em rios e lagos, disponível para nosso consumo. Desse 0,007% de água doce disponível para consumo, 70% vão para a agricultura; 22%, para a indústria e 8%, para o consumo individual.
Conclusão: PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA URGENTEMENTE! 
Se cada pessoa do mundo fizer a sua parte a água não vai acabar e a vida em nosso planeta será preservada. Quer fazer a sua parte? Então, comece a falar sobre esse problema para todas as pessoas que você conhece, siga as dicas de como economizar água! A Assembléia Geral da ONU, declarou em dezembro de 2010, que 2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. O objetivo é aumentar a conscientização para uma maior cooperação e para os desafios da gestão da água em função do aumento da demanda por acesso à água, distribuição e serviços. Em 2013, vamos destacar a educação da água, diplomacia da água e formular novos objetivos para o desenvolvimento dos recursos hídricos que sejam verdadeiramente sustentáveis.


Aliado ao Dia Mundial da Água, que é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos hídricos, iremos empreender grandes campanhas para que todos possam participar em 2013. Vejam os dois infográficos abaixo, são interessantes! 
Não vamos esquecer as toneiras 'pingando'! Abraço, Flávio A. Portalet Jr.



16 comentários:

  1. Aproveito para desejar um 2013 bué para todos. Prometo que em 2013 bebo somente vinho alentejano! Ganda pifo, pá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkk, boa António. Obrigado pelos votos para 2013. Quanto ao vinho alentejano, sobretudo o tinto, é dos melhores do mundo.

      Ganda pifo =~ grande porre (perdoe-me a 'tradução, António)

      Excluir
  2. Superinteressante, sobretudo o esquema da água que não vemos. Parabens e feliz 2013! Bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei os gráficos com informação interessante. Legal antecipar alguma coisa. Boa entrada de ano Flávio. Obrigada! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, desculpa por não ter respondido a ti. Como havia vários comentários, acabei "pulando o teu mas não de forma intencional". Espero que tua entrada de ano tenha sido muito boa.. e continue!

      Excluir
  4. Este post mostrei para meus sobrinhos todos. Adoraram os desenhos. Eles entenderam tudo. Boa idéia, obrigada! Bjs Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Cláudia, já me relataram que a criançada gostou dos desenhos... boa! Obrigado!

      Excluir
  5. Muito bom e instrutivo. Água é vida mesmo, não só uma invenção de maketing. Nada se compara a um copo de água fresca. Um banho relaxante e revigorante. Bom, ainda não se inventou o banho a seco ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que já tem banho a seco hein Ivete! Mas um banhão neste baita calor que tem feito... beijo!

      Excluir
  6. É engraçado como a gente só se dá conta do desperdício quando falta mesmo, quando fica sem. Semana passada ficamos dois dias sem água e foi um Deus-nos-acuda. Nesse ponto, me deu até vontade de fazer piada com uma das frases de Saint-Exupery, o eterno Pequeno Príncipe: "O essencial é VISÍVEL aos olhos", rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda razão Paty, qdo 'falta' é que lembramos da importância da água, da luz ... estas coisas básicas. Boa idéia, fazer umas 'analogias' com as frases de Saint-Exupery. Ele era capaz de gostar :) Obrigado pelo comentário :)

      Excluir
  7. Hahaha! Saint-Exupery me aborrece, pra te ser bem sincera, rs... por isso vez ou outra estou sempre alfinetando o coitado.

    Olha, obrigada por todas as palavras, eu fico super feliz. Que 2013 seja muito bom pra ti também, repleto de coisas boas, e, acima de tudo, que venha com muita saúde. Abraços, feliz 2013! :D

    P.S.: tu ainda mora em Cascais, certo?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, este post é atemporal! Temos que de uma vez por todas ter consciência que é uma questão de sobrevivência futura o nosso "cuidado" com a água. Está perfeitamente didático, vou partilhar na escolinha, lugar perfeito pra desde cedo formar uma consciência cooperativa. Obrigada! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!