Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Feliz Natal - Merry Christmas - Frohe Weihnachten - Рождеством - Selamat Hari Natal - Joyeux Noël - Feliz Navidad 2012

                                                                                                                                                                                                   É Natal .. ou 'quase'. Ano passado, quando o Blog havia começado há cerca de três meses, pesquisei sobre origens, sobre os símbolos, curiosidades .. não os vou repetir mas podem ver ou rever em "Natal 2011" (basta clicar). Este ano resolvi falar apenas do 'ambiente natalício' que cerca a data e que é bastante diferente pela Europa afora. A conjuntura econômica está mudando a face mais 'visível' desta festa que remonta a cultos pagãos pelo menos um século antes do advento cristão do nascimento do menino Jesus (ver post de 2011).
A falta de condições ou a diminuição acentuada do poder de compra está deixando mais visível o 'verdadeiro espírito natalino'. Pelo que se lê e vê na imprensa, conversamos com amigos e pacientes, este Natal será um pouco diferente. Talvez menos material mas mais humano.
Cada um vai sentir esta data de forma diferente embora o sentimento seja o mesmo, mesmo se levarmos em conta que muitas religiões não têm a mesma conotação... mas todos desejam a paz, harmonia, união, felicidade. Todos desejam a emoção que o período encerra. Sejamos nós mesmos, neste e em todos os Natais que por ventura tivermos o prazer de passar, e fazer com que a data seja tão especial como nos primórdios de sua comemoração.

A foto principal foi feita ontem, na Praça do Rossio, em Lisboa. A música não é natalina mas nos remete à infância, onde todos os Natais são um sonho.
Feliz Natal a todos! Que a força do Pai do céu -seja Ele qual for para você- esteja em seu coração. 
A ordem dos idiomas no título do post é a de mais entradas em nosso Blog (Portugal, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Indonésia, França, Reino Unido, Áustria, Espanha).   Flávio A. Portalet Jr.

10 comentários:

  1. Gostei, Flávio! Tava aqui pensando também se escrevia um post sobre o Natal ou uma retrospectiva rápida, aquele balanço geral do ano. Ainda não me decidi, mas acho que logo surge a inspiração.

    O seu ponto de vista sobre o Natal desse ano é bem válido. Com a crise, talvez as pessoas parem um pouco pra pensar que o que vale mais é a questão da humanidade - coisa que sinto bastante falta. Que haja bem mais humildade!

    A foto de Lisboa ficou LINDA.

    Um ótimo Natal pra ti também, e um Ano Novo ainda melhor! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paty! Agradeço o comentário. Um Natal especial para ti e que 2013 seja bem mais 'mansinho' do que preveem. :)

      Excluir
  2. Flávio, um Natal cheio de alegrias e coisas boas. Uma viagem ao Rio e um beijo da Cátia!
    As fotos estão lindas. O bom gosto de sempre. Adoro.

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos, adorei. A música dos Tribalistas para quem está longe do Brasil é de chorar. Obrigada Flávio e feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Que bom gosto Flávio! Adorei as fotos e a música. Feliz Natal! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Flávio. Belas escolhas, como sempre. Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!