Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

21 de Dezembro de 2012 - December 21st 2012 - Calendário Maia (???)

Segundo alguns 'profetas do fim do mundo' devido a uma má interpretação do calendário Maia, daqui a seis dias o mundo vai acabar. Já li tanto sobre o fim do mundo que estou achando este muito enfadonho. Ia escrever um post sobre isto mas não quero aumentar em uma única linha o monte Everest de besteiras que já foram ditas. Os Maias - uma civilização muito à frente de seu tempo - que os 'conquistadores espanhóis', a mando da rainha e da igreja, na época,  pois tudo que não era cristão era para sumir do mapa - destruíram, saquearam, dizimaram ... e olha que eles é que vinham do 'mundo desenvolvido' tinham mesmo um completíssimo calendário. 
O famoso Calendário Maia na verdade era composto por dois: o religioso, ou Tzolkim era orientado pela Lua, tinha um ano de 260 dias divididos em 13 meses de 20 dias cada. Ligado ao período da gestação humana, regia a esfera pessoal por meio de previsões astrológicas. O segundo era o ligado ao ciclo agrícola, o Haab, tinha 18 meses de 20 dias e 5 dias de festas para completar os 365 dias de ano solar. A cada 52 anos solares os calendários se sincronizavam matematicamente pelo planeta Vênus. A cada 3.172 anos, havia o encontro do início dos dois calendários, data simbólica de recomeço da Era Maia.
Vamos ler bem, "recomeço" pois os calendários na verdade representam CICLOS e assim que terminar um  inicia-se automaticamente o seguinte. Na verdade os Maias eram mais espertinhos que os profetas da babaquice mas o mundo todo adora uma... e faz filme delas e vendem-se livros, jornais e gastam-se infindáveis horas na televisão. Há ainda mais um dado interessante e que não posso deixar de ressaltar. Grande parte do planeta utiliza o "Calendário Gregoriano" - assim chamado porque o Papa Gregório XIII, em 1582 decidiu 'reformar' o calendário que estava sendo utilizado (o 'Juliano') pois este já tinha uma defasagem de mais de 10 dias com a realidade (kkkkk, os Maias, dizimados também a mando da igreja, 'metem medo até hoje' com seu calendário duplo e meticuloso, o da 'civilização romana' em 1500 anos já estava todo errado...). Então o Papa "retirou do calendário os 10 dias a mais" e mandou redefinir o 'ano médio' para diminuir a diferença que será de + 1 dia em cerca de 3300 anos. Só aqui já esculhambou tudo. Os Maias NÃO previam estas mudanças incompetentes pois o deles era perfeito. Então a data do "catástrofe universal" tem uns dias de erro... kkkkk.


Por outro lado é inexorável que o mundo vai acabar, seja pela incúria de quem o habita - o homem - ou pelas causas naturais e cito apenas uma: dentro de cerca de 4 bilhões de anos o Sol vai colapsar, acabar, extinguir-se e leva com ele toda a vida como a conhecemos. Mas sejamos coerentes, 4 bilhões é mais do que vamos existir, apodrecendo a natureza da forma como temos feito. Seja como for, mesmo em meio às crises deste ano (Europa indo para o 'buraco negro', catástrofes climatéricas .. outras calamidades como o 'mensalão no Brasil') houve muita coisa boa. Vamos comemorar o BOM. Aqui na Europa, 2013 apresenta-se como um ano que desejaríamos "pular por cima" mas que venha o dito cujo, a gente dá um jeitinho nele. Fiquem com um vídeo do Google, que resume 2012 em menos de 3 minutos (limita-se ao que foi mais pesquisado) o resto é conversa fiada. Abraço, Flávio A. Portalet Jr.
PS: Na janela do vídeo do YouTube, cliquem no nome "Zeitgeist 2012: Year In Review" que abre NOVA janela!

12 comentários:

  1. Los más interesante y cómico para conocer las noticias. gracias Flavio. besitos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da forma como o assunto foi colocado. Especial, Flavio. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Lamentablemente los españoles diezmaron culturas pre-colombianas. Asta el dia 22 de diciembre!

    ResponderExcluir
  4. Superinteressante. Umas partes achei engraçadas. Blz Flavio. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk, tentei não manter o 'clima apocalíptico que tem envolvido o assunto'. Obrigado!

      Excluir
  5. Ena, a malta da minha terra vai festejar dia 23 de dezembro, em Ferreira do Zêzere. Os gajos não escapam, ah, isto é que não. Prometo 2013 cheio de impostos para pagar Flávio! Bom ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, António, se forem descer o Rio Zêzere, que deve estar de cortar o fôlego com tanta chuva, "cuidadinho" ... se abrem a barragem de Castelo de Bode pode ser o fim do passeio! Quanto aos impostos para 2013, obrigadinho kkkk.

      Excluir
  6. Flávio, já existem países em que as pessoas ja estão programando a morte de seus filhos pra que eles não vejam o ''apocalipse''.Acredito que vc ja tenha visto esta noticia. Absurdo né?
    Pois fico feliz demais em saber que o mundo não vai acabar dia 21/12, e vou poder gastar meu 13º sem preocupações! kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Vou postar em meu face, para que as pessoas acabem com esse folclore de que logo-logo morreremos com o ''fim do mundo''.E que venha 2013!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, muito se escreve e continuarão escrevendo sobre isto e nós, despreparados, ficamos sem saber em "qual das verdades absolutas" vamos acreditar. Eu prefiro continuar arrumando minhas coisas para o que vou fazer no dia 22 kkkk. Obrigado.

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!