Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

******** 08 de Março - Dia Internacional da Mulher ********



Há muitas histórias sobre o início da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Compilei o que de mais verossímil havia, juntando órgãos tão importantes quanto a ONU ou a Amnistia Internacional. Ainda hoje milhares de mulheres pelo mundo afora não têm direito a nada. Na Arábia Saudita a pouco tempo uma foi condenada a 10 chicotadas em público por … estar dirigindo um carro. Naquele país as mulheres ainda são proibidas de conduzirem carros (exceto os carrinhos de bebês e do supermercado… kekeke, sacanagem minha, mas não podia deixar passar esta!).
Vamos aos fatos!
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU  (Organização das Nações Unidas). 
A presença da mulher no mercado de trabalho tem-se solidificado nas últimas décadas, fato que vem associado ao progresso tecnológico, à evolução da medicina, ao controle de natalidade e, principalmente, à luta das mulheres por sua igualdade e autonomia. Entretanto, mesmo com muitos avanços no sentido da igualdade entre os sexos, o machismo ainda predomina em nossa sociedade, mesmo que de forma sutil, inclusive no mercado de trabalho. 
A desigualdade entre homens e mulheres no trabalho pode ser facilmente percebida com alguns recentes dados quantitativos. Pesquisa de 2011 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que mulheres no Brasil ainda ganham 28% a menos que os homens, exercendo as mesmas funções.
PARABÉNS a todas as mulheres, "em especial às sempre especiais" que me ajudaram a ser o que sou. 
Minha gratidão e carinho!    Flávio A. Portalet Jr.
PS: Vejam o site da ANISTIA INTERNACIONAL.... escolhi o português pois está mais completo:
www.amnistia-internacional.pt

Um comentário:

  1. Sabe de uma coisa? Só vamos comemorar mesmo quando não for mais "comemorado" o dia da mulher. Mas até lá, agradeceremos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!