Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

=> Começou a PRIMAVERA na EUROPA, hora de virem passear! <=

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite) e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol  (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o por do Sol  (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar está metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sulAs datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos  (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias. Para comemorar a entrada na Primavera, escolhemos uma música que nos foi indicada por uma amiga. O grupo é a “IRA” que foi uma banda brasileira de rock and roll, formada em 1981, na cidade de São Paulo. Seu nome é inspirado no Exército Republicano Irlandês (Irish Republican Army). A banda anunciou seu término em setembro de 2007. Abraços a todos,  Flávio A. Portalet Jr.

8 comentários:

  1. Meu Santo Aurélio das Gramáticas! Veja só! Nunca pensei que uma palavra tão radiante como 'alvorada' também pudesse ser um .... dilúculo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivete, tu és uma pIVETE à solta pelo Blog ... kkkkk, chegas detonando tudo. Que bom, morro de rir! Acho que vou ponderar tirar esta palavra pois parece alguma coisa meio escalafobética. My God!

      Excluir
  2. Cris, realmente para quem vive aqui (sobretudo para quem, como tu, vive no centro da Europa) a chegada da primavera é uma maravilha. Sobre o girassol, achei algumas coisas:
    -O Girassol tem o significado intrínseco de adoração a vida, representeando a glória, paixão e dignidade. A postura da flor também sugere a altivez mantida com alegria, integridade e respeito.
    -Os girassóis são as mais “felizes” das flores e seus significados incluem a lealdade e longevidade, são únicos na habilidade de prover energia vibracional, como um espelho do sol, provendo seu calor e sua luz, invocando sentimentos de calor, conforto e felicidade.
    -Para o Feng Shui, além das propriedades do sol já citadas acima, o girassol é a integridade e força que temos dentro de nós e que queremos transmitir aos outros. Já que acompanha o movimento do sol, o girassol simboliza longevidade e lealdade, transmitindo energia positiva a todos que estão à sua volta.

    ... "além de ler sobre, podem SENTIR a primavera no Blog da Cris...

    http://cris-style.nets.at/

    ResponderExcluir
  3. :) Detonando com o significado de "destruindo"? Não era meu objetivo. Na verdade, achei a palavra "dilúculo" bem engraçadinha. E a primavera na Europa é mesmo incomparável! :)

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Marcelo, obrigado pelo comentário. Visitei seu site e recomendo!

      http://www.baitaprofissional.com.br/blog/
      Obrigado, Flávio A. Portalet Jr.

      Excluir
  5. Que maravilha estas paisagens ....Maravilhosas , eu adoro a primavera mesmo porque.meu aniver ...é na primavera , aqui no Brasil , claro. mas ...esta estação é um espetáculo em qualquer País ...certo ????? Abraço. Mana Mara.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!