Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de Março - Dia do Pai em Portugal e alguns países lusófonos

Evoca-se como origem dessa data a Babilônia, onde, há mais de 4 mil anos, um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.
    
Seguindo a tradição, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra São José, marido de Maria  (a mãe de Jesus Cristo)
No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50. Dizem que a implementação da data foi obra de Roberto Marinho, jornalista e fundador das organizações Globo, para incentivar o consumo e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal.
Meu pai já aqui não está e mesmo não tendo sido presente como gostaria soube transmitir-me ensinamentos tanto nos aspectos positivos como quando suas atitudes não eram as mais corretas. É possível que eu tenha aprendido mais com seus erros do que com os acertos até mesmo porque ele fazia questão de deixar isto claro. Esteja em que plano estiver, obrigado meu pai!
De minha parte, tenho um filho que amo incondicionalmente, do qual muito me orgulho e que muitas alegrias me tem proporcionado. Companheiro de jogos, shows, viagens, basta olhar para ele para compreender o verdadeiro significado e profundidade da palavra "amor". Meu filho Rodrigo faz com todos os dias sejam para mim "Dia do Pai" em Portugal ou "Dia dos Pais" no Brasil. Já recebi meu mega abraço dele e este foi o melhor acontecimento do dia. Obrigado meu filho e que Deus te abençoe! (ao lado um presente do Dia do Pai de 2008 que o Rodrigo fez para mim, todo em inglês, língua com que tem grande facilidade de comunicar). Abraço a todos os pais, Flávio Portalet Jr.

"Honrar o pai e a mãe não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância."    Allan Kardec

10 comentários:

  1. Obrigado por tuas palavras Cris. É isto mesmo, precisamos reconhecer as coisas como elas são. Aprender a acertar com os erros dos que nos são próximos é importante. Todos erramos e o mais interessante "é poder fazer uma limonada do limão que nos é apresentado". Beijos

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo did not tell me! Sorry I'm late...Happy Father's Day! *hug* I love that poem from Rodrigo :) so sweet with his cute English. I love writing poetry. Well, I hope you had a great day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dear Olivia, thank you! My day was very good. ”Father’s day” with a son as Rodrigo happens almost every day. I also like the poem he made four years ago. Hugs, Flávio Portalet.

      Excluir
  3. Rodrigo did not tell me! Sorry I'm late...Happy Father's Day! *hug* I love that poem from Rodrigo :) so sweet with his cute English. I love writing poetry. Well, I hope you had a great day!

    ResponderExcluir
  4. Belo e singelo poema do Rodrigo! :)

    ResponderExcluir
  5. Mano , que lindo tudo que postou sobre nosso Pai ...concordo contigo e faço minhas as tuas palavras.
    E muito me orgulho de ti...sempre . O Rodrigo é um prêmio teu...por tudo isto . Um garoto nota dez....Parabéns és um Pai no sentido da palavra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, obrigado por teu carinho. "Suspeitíssima" nos comentários exagerados sobre teu irmão, vou fazer de conta que não te conheço (rsrsrsrs) e deixar meu Ego sendo massageado ... beijos, querida! Amo vocês!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!