Páginas

domingo, 25 de março de 2012

HORÁRIO EUROPEU de VERÃO - Londres/Lisboa - Brasília: + 4horas

Hoje, dia 25 de Março, os europeus entram no “Horário de Verão”. Por todo o continente quando chegar à 01:00 da madrugada, automaticamente passa-se para as 02:00 em todos os países, exceto Rússia Bielorrússia e Islândia, que não o adotam.
 
Greenwich Mean Time (GMT)
Central European Time (GMT+1)
Eastern European Time (GMT+2)
Further-eastern European Time (GMT+3)
Moscow Time (GMT+4)
The countries marked in paler colors, Belarus, Iceland and Russia do not use summer time. 



Na verdade acho muito mais lógico proceder a alteração do horário na madrugada e não como se faz no Brasil que os relógios chegam às 23:00 e passam para as 00:00 ou o inverso. A nível informático em realidade chega-se ao “dia seguinte” e retorna-se ao anterior. Anos atrás isto causou enormes transtornos em aeroportos, rodoviárias e todo o tipo de serviço que depende de “hora/data”. Convenhamos, é absolutamente mais razoável que se proceda a alteração na madrugada pois jamais vai interferir no parâmetro “data”, seja em que programa informático se possa imaginar, além de existir menos serviços públicos ativos. Talvez um dia o Brasil acabe por adotar este sistema. Seja como for, esta madrugada ficamos “mais distantes” do horário de Brasília, que passa a ser de 4 horas para Reino Unido e Portugal e de 5 horas para os demais países (6 horas para o Leste europeu)... por aqui, teremos uma hora a menos no domingo. É muito chato ficar com tanta diferença de fuso horário. Abraço e bons sonhos para os que vão dormir mais dos que nós, aqui deste lado do Atlântico. Flávio A. Portalet Jr.

4 comentários:

  1. Tens razão Cris, por isso coloquei "ou o inverso" no horário. De qualquer forma não tem nexo o horário escolhido, no Brasil, para mudar a hora. Na Europa TODOS os países têm o mesmo horário para mudar pois é uma "diretiva comunitária" que na verdade NÃO especifica a DATA e sim o DIA: "último Domingo de Março até 01.00 ... do último Domingo de Outubro"
    Este ano caiu a 25/03 e depois o de inverno a 31/10 mas rege-se pelos "domingos" para não ter impacto durante a semana!! Bjs..

    ResponderExcluir
  2. Mas que enorme injustiça rsrs, coloquei tudo direitinho ali. Até a diretiva européia. Interessante o endereço novo. Fica aqui para divulgarmos o quanto pudermos. Quanto à hora europeia, a gente só volta a falar em ... Outubro.

    ResponderExcluir

Seu comentário será sempre bem vindo e enriquecerá a todos nós. Mesmo não cadastrado podes enviá-lo!